// Estar com Deus: janeiro 2012

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PRECISAMOS DE ESCRITORES CORAJOSOS E VERDADEIROS COMO VERÍSSIMO ... !!!

O olhar de Veríssimo sobre o BBB...
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo e valores morais, com tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... Todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade do brasileiro.
Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis.
~ Caminho árduo?
~ Heróis?
~ São esses nossos exemplos de heróis?
~ Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.
Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).
Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.
O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!
Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais.
Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão ...
Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails.
"Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de ser feito."
Luis Fernando Veríssimo
É cronista e escritor brasileiro

O MENINO QUE SACIOU A SEDE DE MEIO MILHÃO DE AFRICANOS

menino africaRYAN HRELJAC - O MENINO QUE SACIOU A SEDE DE MEIO MILHÃO DE AFRICANOS
Ryan nasceu no Canadá em maio de 1991, ou seja, hoje (2012) tem 21 anos.
Quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora lhes falou sobre como viviam as crianças na África.
Profundamente comovido ao saber que algumas até morrem de sede, que não há poços de onde tirar água, e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas...
Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares.
Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas.
Sua mãe disse-lhe que ele deveria consegui-los e foi-lhe dando tarefas em casa com as quais Ryan ganhava alguns dólares por semana.
Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.
Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria…e o fez.
Contagiados por seu entusiasmo, todos puseram-se a trabalhar: seus irmãos, vizinhos e amigos. Entre todo o bairro conseguiram reunir 2.000 dólares trabalhando e fazendo mandados e Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço.
Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda. A partir daí começa a lenda. Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios.
Quando o poço de Angola estava pronto, o colégio começou uma correspondência com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África.
Assim, Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos de meninos e que lutava para estudar a cada dia. Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo.
Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço. Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.
- Sabem meu nome? - Ryan perguntou a seu guia.
- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe - ele respondeu.
Hoje em dia, Ryan – com 21 anos - tem sua própria fundação e conseguiu levar mais de 400 poços à África. Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem-se empenhado em acabar com a sede na África.
Saiba mais em: http://www.ryanswell.ca/
Fonte: Antonio Celso Poltronieri

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DISCURSO CONTRA OS GREGOS - SOBRE A OBRA

Pessoal, boa noite. Publico aqui um trabalho do meu grande amigo Michael, seminarista, ao qual tenho grande respeito. Fiquem com Deus e boa Leitura.


Discurso Contra os Gregos - Sobre a Obra

Por Roque Frangiotti

Os 42 capítulos que compõem esta obra começam de maneira polêmica contra a cultura intelectual dos gregos (caps. 1-3). No cap. 4, Taciano expõe o conceito cristão de Deus. Trata, no cap. 5, da relação de Deus com o Logos e da criação da matéria. A doutrina da ressurreição e d o julgamento, no cap. 6. A alma

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

REVOLTADO


SAIU E MUITO BEM POSTADO NO FACEBOOK: 


Além desta bobagem de BBB se foi estupro ou não!!!!

Falando eu Everton Silva. Várias e várias vezes digo que este nosso povo é apenas o reflexo deste governo que continua manipulando esta massa de pessoas que sonham em algum dia serem alguém!
Colocam novelas no ar com pessoas ricas que maltratam umas as outras, pessoas que vivem com muito dinheiro etc...
e a dona de casa que é empregada, que vive o seu dia a dia muito parecido fica dizendo que queria ser como a patroa.
BBB, alguém que vem do Canadá, misericórdia, acho que as pessoas deviam tirar estas coisas da cabeça e para os sonhadores, em vez de ficar vendo televisão, trabalhar para ser o que eles são, porque na verdade eles são artistas, e pessoal no teatro artistas são apenas aqueles(as) que interpretam.
Pode ter muito artista ali que sofre como a gente. mas claro estão na onda até a mídia colocar eles em alta.
alguém já falou por exemplo com o Ivo Holanda, famoso do SBT que agora está atirado as traças? Lembram-se da Wilsa Carla. VOCES PARARAM PARA UM DIA VER COMO ESTÃO OS ARTISTAS FAMOSOS DA GERAÇÃO ANTERIORES DE VOCES.
Vamos pensar gente.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MATEUS, O EVANGELISTA

Boa tarde.
Hoje iremos fazer uma pequena leitura orante do Evangelho de São mateus o Evangelista. Passarei por uma breve introdução e depois damos continuidade em meditarmos a palavra.
Abraço a todos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A FÈ

  MEDION DIGITAL CAMERA
Bem pessoal, boa tarde. Hoje iremos falar sobre algo muito interessante e que todos falamos muito no nosso dia a dia, pelo menos todos nós dizemos que há possuímos, a Fé. Falarei sobre dois itens neste post, a Fé Natural e a Fé Sobrenatural, para mim existe uma diferença entre uma  outra. Uma trata mais a racionalidade das pessoas e a outra está mais relacionada ao dom humano, algo que todos possuímos porém esta segunda fé é mais do dia a dia, do viver, do aprender, do tentar entender as coisas de Deus.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE IV

Pessoal, boa noite, aqui está o final do trabalho que eu realizei no seminário junto com o Pastor Leandro Monks. Por final, mostramos o conceito da Escola Dominical, e do Discipulado. Esta parte é bem pequena e de fácil leitura.
Espero que tenham gostado e dentro de alguns dias começarei a postar outros trabalhos.
Dúvidas e sugestões, estou a disposição, basta entrar em contato.
Até mais.




A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO
CONCEITO.

Discipulado é entendido não como um método, mas sim, um estilo de vida, uma maneira de ser, no expressar evangélico de nossa fé. Não visa de início ser um processo didático ou metodológico de

sábado, 14 de janeiro de 2012

A MENTIRA


Estou aqui sentando, em minha mesa, no meu escritório, pensando na vida, em algo novo.
Penso nos sentimentos, nas coisas boas e ruins. Continuo pensando e vem a minha mente a mentira, uma das maiores fraquezas do ser humano.
É estranho, pensando bem, este sentimento existe desde a nossa origem.
No livro de gênesis, na Bíblia cujo qual relata o primeiro pecado do homem, Adão envergonhado com seus atos, coloca primeiramente sua companheira Eva como a malfeitora de seus atos, nega a Deus que tenha feito algo de errado e tenta disfarçar os seus atos.
Jesus Cristo foi negado, pelo seu fiel apóstolo Pedro, quando o mesmo se sentiu acuado e amedrontado com ameaças de morte e castigo, então negou seu mestre 3 vezes consecutivas.

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE III

Boa tarde a todos os leitores.

Hoje continuaremos com a III parte do trabalho realizado por mim e o Pastor Leandro Monks sobre Escola Dominical e Discipulado.
Neste post falaremos sobre o processo educativo discipular.






A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO

O PROCESSO EDUCATIVO DISCIPLINAR.


Uma visão bíblica no Antigo e no Novo Testamento reconhecemos a presença de uma dimensão educativa e discipular. No Antigo Testamento podemos ver, por exemplo, em Ex. 18.13-27- uma ação educativa, discipuladora e de delegação de autoridade. Ao encontrar-se sobrecarregado, Moisés é aconselhado pelo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE II

Boa tarde a todos os leitores.
Hoje continuaremos com a II parte do trabalho realizado por mim e o Pastor Leandro Monks sobre Escola Dominical e Discipulado.
Na primeira parte, lemos uma pequena introdução do trabalho, para que se destina este tipo de educação e o que se deve levar em conta neste processo. Agora iremos entender o objetivo da educação Cristã. Espero que o leitor continue acompanhando este trabalho e qualquer coisa basta comentar sobre o mesmo que terei o maior prazer em tentar responder as suas dúvidas.
Boa leitura a todos.

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO

ENTENDENDO O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO CRISTà

A - OBJETIVO GERAL
  1. GUIAR AS PESSOAS a se tornarem CONSCIENTES DE DEUS, através da revelação divina histórica testificada pela Sua Palavra, em especial em Sua Revelação histórica através de Jesus Cristo.
  2. A responderem com fé e amor - acolhendo a presença de Cristo em sua vida a fim de que possam saber Quem são (filho de Deus/ Nova Criatura) e o que significa a sua situação humana (Sentido e Finalidade). 

sábado, 7 de janeiro de 2012

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE I


Bem pessoal Boa tarde.
Há muito tempo, quando ingressei para a Igreja, para a vida religiosa, eu fazia parte da comunidade Brasa Viva em Pelotas, onde comecei a realizar meus primeiros estudos teológicos ingressando no Seminário Teológico Dr. Pedro Tarsier.
Dando uma olhada nos meus livros e documentos desta época, achei um trabalho muito interessante que o publicarei aqui em partes.
Este documento foi resultado de um trabalho que eu e um grande amigo meu, Leandro Monks, hoje, grande pastor e pregador da palavra de Deus, apresentamos na cadeira de Evangelismo e Missões do 1° ano do curso.
Espero que vocês tenham uma boa leitura.

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO

Estamos nestes dias conhecendo, avaliando e ampliando o nosso conhecimento e vivência a respeito da Escola Dominical. A Escola Dominical é parte do processo educativo da Graça divina, testificado na história do povo de Deus.

SOBRE A LEITURA FUNDAMENTALISTA


"A leitura fundamentalista parte do principio de que a Bíblia, sendo Palavra de Deus inspirada e isenta de erros, deve ser lida e interpretada literalmente em todos os seus detalhes" (Pontifícia Comissão Bíblica, a interpretação da Bíblia na igreja, p. 82). O documento em seguida explica que a interpretação literal, na leitura fundamentalista é interpretação primária, literalista, isto é, excluindo todo esforço de compreensão da bíblia que leve em conta seu crescimento histórico e seu desenvolvimento. Alguns de vocês puderam acompanhar a “evolução” do vocábulo ‘joia’, ou seja, com o passar do tempo e a evolução do mesmo, do significado de alguma matéria preciosa passou a significar experiência ou sentimento relevante. Para nós que

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

UMA PEQUENA INTRODUÇÃO DE COMO LER A BÍBLIA


A Biblia é uma biblioteca de 73 livros e um volume só. Não vou me ater sobre muitos detalhes sobre isto, mas se voce quiser saber mais sobre a verdadeira origem do CÂNON BÍBLICO, eu recomendo o livro: O CÂNON BÍBLICO -  A Origem da Lista dos livros Sagrados do professor Alessandro Lima da editora ComDeus. Voce pode acessar o site direto da livraria no endereço: www.comdeus.com.br. 

Bem a Bíblia contém Palavra de Deus. Para ouvirmos, lermos, termos contato com a Palavra de Deus, a bíblia é um dos meios privilegiados. Deus se dirige a seu povo e quer conversar com ele. O ideal é ler em comunidade (povo!) a bíblia e descobrir o que Deus quer nos falar hoje através de um texto bíblico que é, na verdade um texto humano. Este texto humano da bíblia tem mais de dois mil o até mais de três mil anos e isto quer dizer que foi escrito em outra época, cultura, sociedade, muito diferentes que a nossa época, cultura e sociedade.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ANO LITÚRGICO NOS RITMOS DO TEMPO


O centro do ano litúrgico é a comemoração pascal em seu ritmo diário, semanal e anual.
O ritmo diário acompanha o sol, símbolo de Cristo. O povo faz memoria de Jesus nas horas do dia, celebrando o oficio divino de manha, o sol evoca o mistério da ressurreição, novo dia para a humanidade. De tarde, o sol poente evoca a morte, na esperança da ressurreição. De noite celebramos em espera vigilante, a volta do Senhor.
O ritmo semanal é marcado pelo Domingo. “No primeiro dia de cada semana, que é o chamado dia do Senhor ou Domingo, a igreja, por uma tradição que vem dos apóstolos e que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, celebra o mistério pascal. Por isso, o domingo deve ser tido como principal dia de festa”. “Domingo” vem do latim DOMINUS, que significa “Senhor”.

//