// Estar com Deus: A FÈ

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A FÈ

  MEDION DIGITAL CAMERA
Bem pessoal, boa tarde. Hoje iremos falar sobre algo muito interessante e que todos falamos muito no nosso dia a dia, pelo menos todos nós dizemos que há possuímos, a Fé. Falarei sobre dois itens neste post, a Fé Natural e a Fé Sobrenatural, para mim existe uma diferença entre uma  outra. Uma trata mais a racionalidade das pessoas e a outra está mais relacionada ao dom humano, algo que todos possuímos porém esta segunda fé é mais do dia a dia, do viver, do aprender, do tentar entender as coisas de Deus.

A Fé Natural.

Esta pertence à própria natureza humana. A pessoa sem esta fé, não consegue viver. Precisa crê (confiar) que as pessoas possam ser boas e não ter só maldades em seu coração.
Toda pessoa humana tem um impulso de auto transcendência que faz criar ou aceitar um ser superior. Todas as culturas de todos os tempos tem seu deus.
Vamos dividir esta fé em alguns tipos para tentarmos analisar melhor:
  • Fé Magica: atribui à natureza forças que ela de fato não tem. Inundações, incêndios, raios nas tempestades, árvores muito grandes, sol, lua, estrelas, etc. Serviram para que a humanidade atribuísse à natureza um poder especial, desconhecido. Os ritos serviam para aplacar ou dominar estas forças da natureza.
  • Fé mítica: São atribuições para dentro do mundo dos deuses tendo como paradigma a vida da humanidade. É da natureza antropomórfica como os deuses do Olimpo grego, os deuses persas, os deuses do Império Romano. A Fé mítica é criada pelo homem que sente necessidade de alguma segurança maior e projeta no mundo divino algumas experiências ou desejos ou frustações que acompanham a sua vida. Muitas criações míticas são feitas na infância e nuca mais se desfazem. Muitas vezes a fé, por isso parece algo infantil, ridículo e detestável. Normalmente requer uma iniciação.
  • A Fé ideológica: pertence ao sentido dado a humanidade. Normalmente é a criação da pessoa. Pertence a esta fé, toda a criação filosófica de religião. Ainda é criação da pessoa humana. Pertence a esta categoria toda a explicação ideológica de um fato humano. Normalmente a ideologia real, a ideologia de classes, a ideologia do dinheiro e da posse criam um Deus que Justifique todas estas coisas. Exige muita doutrinação.

A Fé Sobrenatural.

Não no sentido de que seja algo fora da vida do dia a dia, mas porque lhe é dada, como dom. É acrescentando a natureza. A Fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer o Homem tem necessidade dos auxílios interiores. Por ser um dom é dado e precisa ser acolhido pela liberdade da pessoa. A Fé é uma adesão pessoal do homem, interno a Deus que se revela. É, sobretudo, uma experiencia do Deus Revelado em e por Jesus de Nazaré. É, por isso, uma fé pessoal, embora deva ser eclasial. Supõe um encontro com a pessoa de Jesus de Nazaré. Sendo assim a Fé pessoal tem algumas características:
  1. É objeto de experiencia. Hoej se exige esta experiencia. É natural aversão por todo conceitualismo muito estreito. Pode ocorrer o risco do puramente emotivo. É um encontro com o Cristo vivo que os Evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e João) procuram testemunhar.
  2. Exige algo do âmbito do mistério. É a abertura da pessoa para Deus, com um enraizamento no mundo. É uma conversão aos interesses do reino de Deus que se revela.
  3. É sempre critica: se pergunta: de que fé se trata? De que Deus? De que Hoeme? De que Igreja?
  4. Tem dupla caracteristica: É Dom e procura.
  5. A fé e a inteligencia devem caminhar juntas. O motivo de crer não é o fato de as verdades reveladas aparecerem como verdadeiras e inteligiveis a luz da nossa razão humana e sim porque aconteceu um encontro com o Senhor Jesus.
  6. A liberdade da fé. A Fé é um ato essencialmente livre. Ninguem pode ser forçdo a crer. A pessoa pode ser convidada, mas nunca forçada na crer.
  7. A perseverança da fé. Esta pode crescer. Quanto mais for tentar compreender e quanto mais for celebrar sua fé e quanto mais a praticar a fé mais ela tende a crescer.
  8. É um ato eclesial. Ela existe normalmente em comunidade e se alimenta em comunidade. A Fé cristã não cresce quando cultivada individualmente.
  9. A Fé Cristã pressupõe uma revelação.
  10. Tem como resultado uma nova coragem diante de novas compreensões e visões da realidade que advém por causa da fé.
Crer é um ato eclesial Crer é um ato humano, consciente e livre.
Até mais para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//