Espero que tenham gostado e dentro de alguns dias começarei a postar outros trabalhos.
Dúvidas e sugestões, estou a disposição, basta entrar em contato.
Até mais.
A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO
CONCEITO.
aprendizagem. Nem mesmo uma forma pragmática de crescimento da Igreja. É algo bem mais relacional, que busca à luz do próprio Cristo, fundamentar a comunhão, a convivência, a comunicação e a forma de caráter das pessoas relacionadas com o Senhor e com a sua Comunidade- a Igreja, Corpo Vivo de Cristo. Essa foi a maneira de ser do Senhor com a sua comunidade primitiva e da comunidade apostólica, bem como a convivência inspiradora, fraternal e comunal do povo chamado metodista, a partir de sua grande expressão - João Wesley.
Resumindo, podemos dizer: Cremos que o discipulado é um estilo de vida (mais do que um método, plano ou programa) onde a comunhão, a convivência, a intimidade, o relacionamento e a busca de caráter estão em contínuo processo de desenvolvimento.
ESCOLA DOMINICAL E DISCIPULADO
Existem aspectos comuns e diferenciados apresentados até aqui em relação à Escola Dominical e o Discipulado.
Podemos dizer que um não elimina o outro. Isto significa que a Escola Dominical tem seu âmbito de ação específico. O mesmo acontece com o discipulado. Ambos possuem aspectos missionários e docentes. Cada um desenvolve esses aspectos conforme a sua maneira de ser.
A Escola Dominical tem uma tradição histórica com mais de duzentos anos. Isso não significa que mesmo antes de ter sido fundada e reconhecida os seus princípios norteadores não tivessem sido desenvolvidos na ação histórica do povo de Deus.
Nascida, em princípio, preocupada com as crianças, especialmente as pobres e as sem escola, voltou-se para essas procurando atendê-las em suas múltiplas necessidades. O referencial para a sua ação era o Evangelho e sua plena vivência.
Com o tempo a sua área de ação foi sendo ampliada, alcançando todas as pessoas, em todas as faixas etárias, conforme a sua especificidade e necessidade.
Para muitos tornou-se a Escola Bíblica Dominical, tendo a Bíblia como o centro. Para outros tornou-se o centro de conscientização, configuração e convivência do Evangelho, tendo como seu objetivo Ter Vida, Vida Plena em Cristo. A Bíblia aqui torna-se não um Centro, mas um instrumento orientador e norteador, um meio para alcançar-se um fim maior.
Pode ser que nos pareça que Escola Dominical e Discipulado tenham um mesmo chão. Isso de certa forma ficou caraterizado quando vimos a ambos pertencentes a área comum da Educação Cristã.
O que poderíamos considerar peculiar e diferenciável?
Essa parece ser a nossa tarefa em nossa oficina de estudos.
Não basta usar o discipulado, como maneira de ser, na Escola Dominical e nem fazer do discipulado um novo espaço, vindo a eliminar ou a englobar o que consideramos como Escola Dominical.
A Escola Dominical continua tendo o seu espaço. Necessário torna-se reestruturá-la, dinamizá-la, dar-lhe nova configuração e relevância. As crianças continuam tendo nela a sua maior fonte de formação e evangelização, sem contudo menosprezar a família em sua responsabilidade educacional cristã. Os novos convertidos têm nela um centro formativo e de aprofundamento da fé. Os membros mais antigos continuam recebendo dela fundamentos e diretrizes para o seu aprofundamento de fé e ministério e o seu aperfeiçoamento de caráter e relacionamentos.
O discipulado nos desafia a um estilo de vida de maior intimidade, comunhão e convivência, através de grupos pequenos e da formação de uma liderança maior, que de certa forma está integrada num mesmo processo, sob a supervisão pastoral.
A Escola Dominical mantém a sua característica de reunir-se na igreja local, num dia e hora determinado- domingo.
O discipulado se desenvolve no decorrer da semana em locais diferenciados de acordo com certas características: grupos familiares, espaço geográfico, divisão conforme objetivos diferenciados dos agrupamentos.
A Escola Dominical movimenta uma liderança leiga e pastoral supervisionado por uma Coordenadoria (Superintendente).
O Discipulado pressupõem a formação de uma liderança supervisionado pelo pastorado, que passa pelo mesmo processo discipular.
O Currículo da Escola Dominical é preparado pela Igreja objetivando grupos e faixas etárias diferenciáveis, segundo alguns princípios e objetivos pedagógica e metodologicamente definidos.
O Discipulado é preparado segundo objetivos pré- determinados visando alcançar-se grupos variáveis, conforme a sua configuração e a sua objetividade.
O DISCIPULADO BUSCA ALGO MAIS DO QUE SER UM MERO PROCESSO EDUCATIVO
Ele é um estilo de vida, uma maneira de ser em que as pessoas se relacionam, entram em comunhão, acolhem umas as outras, compartilham o que são, sentem e carecem, oram umas pelas outras, louvam e adoram ao Senhor juntas, testificam a respeito da presença divina em suas vidas, estudam e interpretam a Palavra à luz da Graça, da Experiência, da Razão, da comunidade de fé e da vida. Nesse sentido, vivem e cumprem o que temos na Palavra de Deus: levam os fardos uns dos os outros- Gl.6.1-2; acolhem mutuamente um ao outro- Rm. 15.7; são o apoio e o suporte uns dos outros- Cl. .3.13; perdoam-se mutuamente- Ef. 4.32; expressam o amor uns para com os outros, andando em amor como Cristo os amou -Ef.5.1-2; o mais forte é convidado a suportar e ser o suporte do mais frágil- Rm.15.1-2- conforme Cristo agiu...Dessa maneira poderíamos ir ampliando a dimensão da convivência discipular.
Esse estilo de vida houve em Cristo Jesus e sua comunidade apostólica e Wesley vivenciou essa mesma realidade na dinâmica da vida cristã presente em sua comunidade primitiva metodista. Dessa forma o processo de santificação tornou-se de alcance relacional pessoal e social.
Everton S. da Silva / Leandro Monks
Seminário Teológico Dr. Pedro Tarsier.Igreja Brasa Viva/Pelotas.
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