// Estar com Deus: A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE IV

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO - PARTE IV

Pessoal, boa noite, aqui está o final do trabalho que eu realizei no seminário junto com o Pastor Leandro Monks. Por final, mostramos o conceito da Escola Dominical, e do Discipulado. Esta parte é bem pequena e de fácil leitura.
Espero que tenham gostado e dentro de alguns dias começarei a postar outros trabalhos.
Dúvidas e sugestões, estou a disposição, basta entrar em contato.
Até mais.




A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO
CONCEITO.

Discipulado é entendido não como um método, mas sim, um estilo de vida, uma maneira de ser, no expressar evangélico de nossa fé. Não visa de início ser um processo didático ou metodológico de
aprendizagem. Nem mesmo uma forma pragmática de crescimento da Igreja. É algo bem mais relacional, que busca à luz do próprio Cristo, fundamentar a comunhão, a convivência, a comunicação e a forma de caráter das pessoas relacionadas com o Senhor e com a sua Comunidade- a Igreja, Corpo Vivo de Cristo. Essa foi a maneira de ser do Senhor com a sua comunidade primitiva e da comunidade apostólica, bem como a convivência inspiradora, fraternal e comunal do povo chamado metodista, a partir de sua grande expressão - João Wesley.
Resumindo, podemos dizer: Cremos que o discipulado é um estilo de vida (mais do que um método, plano ou programa) onde a comunhão, a convivência, a intimidade, o relacionamento e a busca de caráter estão em contínuo processo de desenvolvimento.


ESCOLA DOMINICAL E DISCIPULADO

Existem aspectos comuns e diferenciados apresentados até aqui em relação à Escola Dominical e o Discipulado.

Podemos dizer que um não elimina o outro. Isto significa que a Escola Dominical tem seu âmbito de ação específico. O mesmo acontece com o discipulado. Ambos possuem aspectos missionários e docentes. Cada um desenvolve esses aspectos conforme a sua maneira de ser.

A Escola Dominical tem uma tradição histórica com mais de duzentos anos. Isso não significa que mesmo antes de ter sido fundada e reconhecida os seus princípios norteadores não tivessem sido desenvolvidos na ação histórica do povo de Deus.

Nascida, em princípio, preocupada com as crianças, especialmente as pobres e as sem escola, voltou-se para essas procurando atendê-las em suas múltiplas necessidades. O referencial para a sua ação era o Evangelho e sua plena vivência.

Com o tempo a sua área de ação foi sendo ampliada, alcançando todas as pessoas, em todas as faixas etárias, conforme a sua especificidade e necessidade.

Para muitos tornou-se a Escola Bíblica Dominical, tendo a Bíblia como o centro. Para outros tornou-se o centro de conscientização, configuração e convivência do Evangelho, tendo como seu objetivo Ter Vida, Vida Plena em Cristo. A Bíblia aqui torna-se não um Centro, mas um instrumento orientador e norteador, um meio para alcançar-se um fim maior.

Pode ser que nos pareça que Escola Dominical e Discipulado tenham um mesmo chão. Isso de certa forma ficou caraterizado quando vimos a ambos pertencentes a área comum da Educação Cristã.

O que poderíamos considerar peculiar e diferenciável?

Essa parece ser a nossa tarefa em nossa oficina de estudos.

Não basta usar o discipulado, como maneira de ser, na Escola Dominical e nem fazer do discipulado um novo espaço, vindo a eliminar ou a englobar o que consideramos como Escola Dominical.

A Escola Dominical continua tendo o seu espaço. Necessário torna-se reestruturá-la, dinamizá-la, dar-lhe nova configuração e relevância. As crianças continuam tendo nela a sua maior fonte de formação e evangelização, sem contudo menosprezar a família em sua responsabilidade educacional cristã. Os novos convertidos têm nela um centro formativo e de aprofundamento da fé. Os membros mais antigos continuam recebendo dela fundamentos e diretrizes para o seu aprofundamento de fé e ministério e o seu aperfeiçoamento de caráter e relacionamentos.

O discipulado nos desafia a um estilo de vida de maior intimidade, comunhão e convivência, através de grupos pequenos e da formação de uma liderança maior, que de certa forma está integrada num mesmo processo, sob a supervisão pastoral.

A Escola Dominical mantém a sua característica de reunir-se na igreja local, num dia e hora determinado- domingo.

O discipulado se desenvolve no decorrer da semana em locais diferenciados de acordo com certas características: grupos familiares, espaço geográfico, divisão conforme objetivos diferenciados dos agrupamentos.

A Escola Dominical movimenta uma liderança leiga e pastoral supervisionado por uma Coordenadoria (Superintendente).

O Discipulado pressupõem a formação de uma liderança supervisionado pelo pastorado, que passa pelo mesmo processo discipular.

O Currículo da Escola Dominical é preparado pela Igreja objetivando grupos e faixas etárias diferenciáveis, segundo alguns princípios e objetivos pedagógica e metodologicamente definidos.

O Discipulado é preparado segundo objetivos pré- determinados visando alcançar-se grupos variáveis, conforme a sua configuração e a sua objetividade.

O DISCIPULADO BUSCA ALGO MAIS DO QUE SER UM MERO PROCESSO EDUCATIVO

Ele é um estilo de vida, uma maneira de ser em que as pessoas se relacionam, entram em comunhão, acolhem umas as outras, compartilham o que são, sentem e carecem, oram umas pelas outras, louvam e adoram ao Senhor juntas, testificam a respeito da presença divina em suas vidas, estudam e interpretam a Palavra à luz da Graça, da Experiência, da Razão, da comunidade de fé e da vida. Nesse sentido, vivem e cumprem o que temos na Palavra de Deus: levam os fardos uns dos os outros- Gl.6.1-2; acolhem mutuamente um ao outro- Rm. 15.7; são o apoio e o suporte uns dos outros- Cl. .3.13; perdoam-se mutuamente- Ef. 4.32; expressam o amor uns para com os outros, andando em amor como Cristo os amou -Ef.5.1-2; o mais forte é convidado a suportar e ser o suporte do mais frágil- Rm.15.1-2- conforme Cristo agiu...Dessa maneira poderíamos ir ampliando a dimensão da convivência discipular.

Esse estilo de vida houve em Cristo Jesus e sua comunidade apostólica e Wesley vivenciou essa mesma realidade na dinâmica da vida cristã presente em sua comunidade primitiva metodista. Dessa forma o processo de santificação tornou-se de alcance relacional pessoal e social.

Everton S. da Silva / Leandro Monks
Seminário Teológico Dr. Pedro Tarsier.Igreja Brasa Viva/Pelotas.




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