// Estar com Deus: MATEUS, O EVANGELISTA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

MATEUS, O EVANGELISTA

Boa tarde.
Hoje iremos fazer uma pequena leitura orante do Evangelho de São mateus o Evangelista. Passarei por uma breve introdução e depois damos continuidade em meditarmos a palavra.
Abraço a todos.

Mateus era Galileu e filho de Alfeu. Ele recolhia os impostos (publicano) do povo hebreu para Herodes Antipas. Sua Repartição de Finanças era localizada em Cafarnaum, onde ele era desprezado e considerado um pária. No entanto, como era cobrador de impostos ele teria sido alfabetizado. Foi nesse cenário, que Jesus chamou Mateus para ser um dos doze apóstolos.
Como apóstolo, Mateus seguiu Jesus, e foi uma das testemunhas da Ressurreição e Ascensão. Tiago sucedeu Jesus de Nazaré como o líder de uma seita judaica pequena. Eles permaneceram em Jerusalém, e proclamaram que Jesus, filho de José, era o Messias prometido. Esses primeiros judeus cristãos eram chamados de nazarenos. É quase certo que Mateus pertencia a esta seita, pois tanto o Novo Testamento quanto o Talmude afirmaram ser isto verdade.
Alguns acreditam que Mateus morreu de morte natural ou na Etiópia ou na Macedónia. No entanto, a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa dizem que ele morreu como um mártir.sao mateus
O Evangelho Segundo Mateus, comumente abreviado para o Evangelho de Mateus, é um dos quatro evangelhos canônicos e é o primeiro livro do Novo Testamento. Este sinóticos (junto com o Evangelho de São Marcos e o Evangelho de São Lucas) é um relato da vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré. Ele detalha a história de sua de sua genealogia à sua Grande Comissão.
O Evangelho de Mateus está muito alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido associado aos evangelhos judaico-cristãos; ressalta como Jesus cumpriu as profecias judaicas. Alguns detalhes da vida de Jesus, de sua infância, em particular, estão relacionados somente em Mateus. Seu evangelho é o único a mencionar a Igreja ou ecclesia.
O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus tinha prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus. Jesus é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abraão, o pai do povo escolhido. Em seguida o autor fala do nascimento de Jesus, citando, passo a passo, textos do Antigo Testamento a fim de provar que Jesus é, de fato, o Messias que Deus enviou (#Mt 1.23; 2.5-6; 2.15; 2.17-18; 2.23).
Mateus dá muita importância aos ensinamentos de Jesus e junta muitos deles em cinco grandes discursos: (1) o Sermão do Monte, em que Jesus fala a respeito do caráter, dos deveres, dos privilégios e do destino daqueles que pertencem ao Reino do Céu (#Mt 5$-7$); (2) instruções dadas aos doze apóstolos para a sua missão de anunciar a vinda do Reino do Céu e de curar os doentes (#Mt 10$); (3) os segredos do Reino do Céu, apresentados em forma de parábolas (#Mt 13$); (4) ensinamentos a respeito da Igreja, a nova comunidade composta dos seguidores de Jesus (#Mt 18$); (5) ensinamentos sobre o fim do mundo e a vinda do Reino do Céu (#Mt 24$-25$).
Além desses cinco discursos, Mateus registra outras palavras de Jesus como, por exemplo, as condenações que ele faz contra os professores da Lei e os fariseus (#Mt 23.1-36)

Mateus 3
3:1-10
João Batista começou seu ministério, pregando no deserto da Judéia.
A pregação dele incluiu dois temas principais (veja a mensagem de Jesus em 4:17):
(1) O arrependimento.
(2) A chegada iminente do reino dos céus.
João veio como precursor de Jesus, cumprindo a profecia de Isaías 40:3.
**Obs.: A citação de Isaías 40:3 aqui (3:3) é importante. João veio para preparar o caminho do Senhor (Jesus). Na profecia original, a palavra "Senhor" é o tetragrama (YWHW) que é usado como um dos nomes mais comuns de Deus (traduzido como Senhor, Jeová, etc.). É uma de muitas provas bíblicas da divindade de Jesus. As pessoas hoje que negam a divindade de Jesus não aceitam o que a Bíblia afirma: Jesus é Jeová!
O "jeito" de João Batista foi diferente, até estranho. Mas, não devemos nos preocupar com a aparência ou o jeito do mensageiro. Devemos julgar pela fonte da mensagem.
Muitos judeus saíram para serem batizados por João no rio Jordão.
João questionou os motivos deles e ensinou que devessem produzir "frutos dignos de arrependimento". Ele deixou claro que ninguém seria salvo por meramente ser judeu.
**Obs.: O arrependimento é uma decisão de mudança, que deve ser acompanhado pelos frutos que mostram a sinceridade da decisão.
As árvores que não produzem bons frutos seriam cortadas e lançadas ao fogo.
3:11-12
João frisou um ponto muito importante: a superioridade de Cristo.
(1) João não era digno de levar as sandálias de Jesus (serviço de escravo)
(2) João não possuiu o poder que Jesus tem. João tinha poder para batizar nas águas, mas Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo.
**Obs.: Os comentários de João em 3:11 sobre os batismos têm sido usados para defender várias idéias erradas sobre o batismo com o Espírito Santo. Preste atenção neste trecho para observar:
(1) Que João não está dizendo que o batismo com o Espírito Santo é mais importante do que batismo nas águas. A comparação não está entre batismos, e sim entre pessoas. João tinha poder sobre um pouco de água. Jesus tem poder sobre o Espírito Santo e sobre o fogo.
(2) O sentido de "fogo" neste contexto. Muitas pessoas associam o fogo daqui com as "línguas, como de fogo" do dia de Pentecostes (Atos 2:3). Mas o contexto de Mateus 3 mostra que o batismo com fogo é o castigo eterno dos malfeitores (leia, de novo, 3:10 e 3:12).


Mateus 11
11:1-6
Jesus enviou os apóstolos para pregar e ele, também, saiu para pregar em várias cidades.
João Batista ouviu sobre Jesus e seu trabalho, e enviou seus discípulos para perguntar se ele era, de fato, o Messias.
Jesus respondeu com as provas do seu próprio trabalho: os milagres e o fato que o evangelho foi pregado aos pobres.
**Obs.: João, sofrendo por causa do evangelho, enfrentou algumas dúvidas. Talvez achou que Jesus estava demorando para cumprir sua missão. A resposta de Jesus relembrou João das profecias importantes do Velho Testamento, mostrando que Jesus estava, de fato, cumprindo seu propósito.
11:7-19
Jesus aproveitou a ocasião para falar sobre o trabalho de João.
Depois desses comentários, ele falou sobre a atitude do povo, que rejeitou João e também rejeitou Jesus. Os dois vieram com estilos bem diferentes, e os judeus recusavam ouvi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//