Hoje continuaremos com a III parte do trabalho realizado por mim e o Pastor Leandro Monks sobre Escola Dominical e Discipulado.
Neste post falaremos sobre o processo educativo discipular.
A ESCOLA DOMINICAL E O DISCIPULADO
O PROCESSO EDUCATIVO DISCIPLINAR.
Uma visão bíblica no Antigo e no Novo Testamento reconhecemos a presença de uma dimensão educativa e discipular. No Antigo Testamento podemos ver, por exemplo, em Ex. 18.13-27- uma ação educativa, discipuladora e de delegação de autoridade. Ao encontrar-se sobrecarregado, Moisés é aconselhado pelo
seu sogro, Getro, a uma ação educativa e discipuladora, que com certeza envolvia convívio, partilha, delegação de poderes e treinamento. No salmo 78 vemos a responsabilidade educadora da família e das gerações mais velhas junto das nova gerações. Em I Reis 19.19 há a citação de uma vivência educativa e discipular no relacionamento entre Elizeu e Elias. Entre os Profetas vemos algumas vezes esta dimensão Educativa e Discipular.- Jr.36.6-8; Am. 7.14.
No ministério de Jesus percebemos claramente a sua preocupação educativa junto de seus discípulos e, até do povo, além de sua grande ênfase no discipulado. Antes dele ordenar - Fazei discípulos (fazendo discípulos), ele vivenciou no seu ministério essas duas ênfases. 49,7% do ministério de Jesus (suas palavras) foram dedicadas aos discípulos 25.8% foram dirigidas às multidões e 24,5% são dirigidas às autoridades (fruto do seu período final - prisão, julgamento e morte). O termo que talvez tenha mais caracterizado Jesus foi o de Mestre. Não apenas com os discípulos, mas junto às mulheres, religiosos, samaritanos, etc. Suas últimas palavras, conforme Mateus foram:
“Ide, fazei discípulos de todas as nações... batizando-os... e Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado (ordenado)” Mt.28.19-20.
Na Igreja Primitiva vemos essas mesmas preocupações - educativa e discipuladora. Atos 9.26-30 fala-nos da ação educativa e discipuladora de Barnabé para com Paulo. Paulo usou o mesmo processo no seu ministério. Educou e discipulou a Timóteo, bem como a Tito, Silas, Priscila. Em II Tm. 2.2, ele descreve o processo... transmitir (vivenciar) a homens fiéis e idôneos, que deveriam continuar esse processo junto de outras pessoas. Em Mateus 9.36-10.1, Jesus ao percorrer a Galiléia, acompanhado de seus discípulos e da multidão, vendo-a como "ovelhas sem pastor” compadece delas, enviando os seus discípulos ao encontro das pessoas que careciam de um pastoreio.
No movimento wesleyano vemos claramente essa preocupação educadora e discipular.
Wesley organizou e fundamentou o movimento renovador junto à Igreja Anglicana de forma a estar junto, ao lado e ao redor do povo (seguidores). A criação das bandas, classes e sociedades, formadas diferencialmente, mas sob a liderança de pessoas lideradas por Wesley, indica essa realidade no movimento primitivo metodista.
O discipular envolve convivência, acompanhamento, intimidade, ação educadora.
No decorrer da História da Igreja vemos de forma marcante essa dupla presença: ação educativa e ação discipular. Hoje em dia para muitas Igrejas e líderes o discipulado tornou-se um modismo metodológico visando, em geral, alcançar uma forma multiplicadora de crescimento da Igreja e uma maneira metodológica de tornar a Igreja mais adequada a seu tempo (em especial as megas igrejas... dividindo-se em células familiares). Não somente a visão de crescimento, evangelismo em profundidade, mas também a da convivência entre membros, o crescimento de sua intimidade, etc.
COMO TEMOS ENTENDIDO O DISCIPULADO
Vários textos podem ajudar-nos a ter uma compreensão a respeito de como nós metodistas estamos vendo, encarando e vivenciando o discipulado. A revista, Kairós, publicada pela Quarta Região Eclesiástica, Ano 1, n.2, outubro de 99, de autoria do bispo Josué Adam Lazier dedica esse número ao tema: Discipulado. O Colégio Episcopal, na Biblioteca Vida e Missão- Metodismo- apresenta o livro: O Caminho do Discipulado- de Jesus a nós, de autoria do bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann. Ambos os textos nos ajudam a vivenciar como a Igreja Metodista interpreta e vê o discipulado.
- Discipulado é visto dentro do contexto do Plano Vida e Missão e da configuração da Igreja em Dons e Ministérios.
- O Colégio Episcopal após realizar um Encontro sobre Discipulado tendo a participação de expressões nacionais e regionais, criou um grupo nacional de Discipulado. Junto desse grupo surgiu a Câmara do Discipulado. Ambos buscam fundamentar e estruturar a implantação do Discipulado na Igreja Metodista.
- O Colégio Episcopal aprovou as diretrizes e as b ases para o Programa de Discipulado. Destaca-se dentre o propósito de um Grupo de Discipulado o seguinte:
- Reunir famílias e amigos da Igreja, que residam em um mesmo bairro, com o propósito de educar-nos e orientar-nos... e assim aprender a Palavra de Deus uns com os outros, servindo de apoio mútuo, em oração, amor e esperança;
- Reunir grupos de novos convertidos, para que alcancem a maturidade em Cristo Jesus e sejam apresentados como obreiros que não tenham do que se envergonhar e que manejam bem a palavra da verdade... aprendam a ser disponíveis a Deus, descubram seus talentos e dons espirituais e desenvolvam seu ministério, amparados num caráter cristão justo, santo e irrepreensível;
- Reunir irmãos e irmãs em grupos familiares, em bairros estratégicos, com o objetivo de acolher vizinhos e amigos que não conheçam o Evangelho, e demonstrem interesse em participar de um grupo de estudo bíblico e oração, ajudando-os a terem um encontro com Cristo;
- Reunir a liderança formal e informal da Igreja para momentos de pastoreio mútuos, oração, comunhão e desenvolvimento do espírito de companheiros de jugo;
- Reunir grupos de casais com o objetivo de partilhar experiências, estimular o convívio comum, estudar temas significativos que possam aperfeiçoar e aprofundar o relacionamento e a vivência comuns, à luz da orientação bíblica;
- Reunir pessoas e grupos com objetivo de aprimorar a capacitação das pessoas visando o exercício de Dons e Ministérios, a intimidade no relacionamento com Deus e a convivência entre as pessoas;
- Criar em qualquer das experiências acima um ambiente de fraternidade, comunhão e confiança, no qual as pessoas possam, durante momentos de estudos da Palavra de Deus, compartilhar suas lutas e sonhos e ajudar a acolher uns aos outros, fazendo novos discípulos e discípulas de Jesus.
- O Discipulado não é mais um Programa da Igreja, Ele está em relação direta com a dinâmica de Dons e Ministérios, orientando os membros da Igreja no cumprimento da missão, sobretudo da Grande Comissão (Mt.; 28.18-20).
- A Igreja espera desenvolver o discipulado, pelo menos em três aspectos:
- Crescimento e Maturidade dos novos membros;A
- Aprofundamento em vivência e comunhão da experiência cristã, caminhando na direção da Perfeição Cristã em todos os sentidos, pessoal, familiar, relacional, eclesial e social;
- A capacitação das pessoas visando o desenvolvimento da missão e seus ministérios específicos.
Na quarta e ultima parte deste documento, terminaremos com o conceito de discipulado falaremos sobre a escola dominical e o discipulado e como o discipulado é algo muito mais do que um mero processo educativo.
Até lá.
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