// Estar com Deus: SEMANA SANTA

sábado, 7 de abril de 2012

SEMANA SANTA



I Leitura - Gênesis 1,1-2,2; Êxodo 14,15-15,1;
II leitura - Romanos 6,3-11
Salmo - 118(117)
Evangelho segundo São Marcos 16,1-7


E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol:
E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

E, entrando no sepulcro, viram um mancebo assentado à direita, vestido duma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.
Porém ele disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus, o nazareno, que foi crucifica-do; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.
Mas ide, dizei aos seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós, para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse.


Comentário - José Raimundo Oliva

As mulheres, em um transbordamento de carinho que tinham por Jesus, dirigem-se ao túmulo para embalsamar o seu corpo. Tinham esperado passar o sábado para poderem comprar perfumes para o embalsamento. Chegando ao túmulo, preocupadas, o encontram aberto, e dentro, um jovem vestido de branco. Trata-se de um anjo, o qual lhes anuncia que Jesus, que foi crucificado, levantou-se (egerthê, traduzido por "ressuscitou"). É o mesmo Jesus histórico que a partir da Galileia exerceu seu ministério de testemunhar a todos a presença do Reino de Deus, reino de amor, no mundo, Elas são enviadas pelo anjo para anunciar aos discípulos que Jesus vai na frente deles para a Galileia. É a retomada da missão,  e o próprio Jesus, agora acima da condição temporal e histórica, continuará presente com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//