// Estar com Deus: SEMANA SANTA

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEMANA SANTA


I Leitura - Isaias 52,13-53,12
II leitura - Hebreus 4,14-16;5,7-9
Salmo - 31(30)
Evangelho segundo São João 18,1-19,42


... Eles tomaram conta de Jesus . Carregando a sua cruz, ele saiu para  lugar chamado Calvário... Lá, eles o crucificaram com os outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio... Junto à cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Jesus
ao ver a sua mãe e ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: "Mulher, eis o teu filho!" Depois disse ao discípulo: "Eis a tua mãe!" A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu. Depois disso, sabendo Jesus que tudo estava consumado... disse: "Tenho sede!"... Amarraram um ramo de hissopo uma esponja embebida de vinagre e a levaram à dua boca. Ele tomou o vinagre e disse: "Está consumado". E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.  


Comentário - José Raimundo Oliva

Quem conviveu com Jesus foi testemunha de que nele havia uma fonte de vida a jorrar para todos. Com sua morte na cruz, a fonte parecia-lhes extinta. Os poderes deste mundo, religioso e civil, tentaram destruir a sua credibilidade, julgando-o blasfemo e subversivo, e promoveram a sua morte.Contudo haverá maior ilusão do que esta? Achar que Deus pode estar morto? É o próprio Jesus e seu Espírito, que iluminarão a comunidade: o dom e a participação na vida eterna de Deus não está na continuidade temporal, mas na permanência na existência de Deus, na comunhão do Amor que gera a vida.
A vida eterna se manifesta no confronto com a morte. É a vida que teima em resistir e se manifestar em um mundo onde os ambiciosos do poder acumulam riquezas e provocam a exclusão, a pobreza, a miséria, a guerra e a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//