Bem amigos leitores, boa tarde.
Desculpem o atraso, mas aqui está a terceira e última parte do Estudo sobre a Natureza Humana. "As responsabilidades do ser humano". Aqui falamos da criação e das responsabilidades dadas a esta criatura. Boa leitura a todos.
Quando Deus criou ao ser humano, ele lhe confiou várias responsabilidades. Deus o criou a sua própria imagem a fim de poder manter comunhão com ele, de modo amoroso e pessoal por toda eternidade, e que ele o glorificasse como Senhor. Deus desejava de tal maneira que o ser humano o amasse, o glorificasse e vivesse em santidade e justiça diante d´Ele, que quando satanás induziu Adão e Eva a rebelião e desobediência a Deus, o Senhor prometeu que enviaria um Salvador a fim de redimir o mundo (ver Gn 3,15).
Era a vontade de Deus que o ser humano o amasse acima de tudo e amasse ao seu próximo como a si mesmo. Esse duplo mandamento do amor, resume a totalidade da lei de Deus (Lv 19,18; Dt 6,4-5; Mt 22,37-40;Rm 13,9.10).
Também no jardim do Éden, Deus estabeleceu a instituição do casamento (Gn 2,21-24). O propósito de Deus é que o casamento seja monogâmico e vitalício (cf Mt. 19,5-9; Ef 5,22-33). Dentro dos limites do casamento, Deus ordenou que a raça humana fosse frutífera e se multiplicasse (Gn. 1,28; 9,7). O homem e a mulher deviam gerar filhos tementes a Deus, no ambiente do lar. Deus vê a família cristã e a criação de filhos, sob convivência salutar doméstica, como uma alta prioridade no mundo.
Deus também ordenou que Adão e seus descendentes sujeitassem a terra. Ele disse: "dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre todo animal que se move sobre a terra" (Gn 1,28). Ainda no jardim do Éden, a Adão foi confiada a responsabilidade de cuidar do jardim e dar nome aos animais (Gn 2,15.19.20).
Note-se que quando Adão e Eva pecaram por comerem do fruto proibido, eles perderam parte do seu domínio sobre o mundo, a qual foi entregue a satanás que, agora como "deus deste século", (2Co 4,4) controla este presente mundo mau.
Ainda assim, Deus espera que os crentes cumpram o seu divino propósito quanto à terra, a saber: cuidar devidamente dela; dedicar tudo dela a Deus e administrar sua criação de modo a glorificar a Deus (cf. Sl 8,6-8; Hb 2,7-8).
Por causa da presença do pecado no mundo, Deus enviou o seu filho Jesus para redimir o Mundo. A tarefa transcendente de transmitir a mensagem do amor redentor de Deus foi confiada aos salvos, pois foi a eles que Ele chamou para serem testemunhas de Cristo e da sua salvação, até os confins da terra (Mt 28,18-20; At 1,8) e para serem luz do mundo e sal da terra (Mt 5,13-16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário