// Estar com Deus: NUM PRESÉPIO

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NUM PRESÉPIO

Uma adaptação do Texto de José Antonio Pagola.

O texto de referencia é o Evangelho de São Lucas, capítulo 2 versos 1 à 14.

Segundo o relato de Lucas, é a mensagem do Anjo aos pastores que nos dá as chaves para ler, a partir da fé, o mistério que se encerra num menino nascido em estranhas circunstancias fora de Belém.

É noite. Uma claridade desconhecida ilumina as trevas que cobrem Belém. A luz não desce sobre o lugar em que se encontra o menino, mas envolve os pastores que escutam a mensagem. O menino permanece oculto na escuridão, num lugar desconhecido. É necessário fazer um esforço para descobri-lo.

Essas são as primeiras palavras que temos que escutar: "Não tenhais medo. Trago-vos a Boa notícia: a alegria grande para todo o povo". É algo muito grande o que aconteceu. Todos temos motivos para nos alegrar. Este menino não é de Maria e José. Nasceu para todos nós. Não é só para alguns privilegiados. É para todo mundo.

Nós Cristãos não temos que monopolizar essas festas. Jesus é de quem o segue com fé e de quem o esqueceu, de quem confia em Deus e de quem duvida de tudo. Ninguém está sozinho diante dos próprios medos. Ninguém está sozinho em sua solidão. Há alguém que pensa em nós.

Assim o proclama o mensageiro: "Hoje nasceu para vós um Salvador: o Messias, o Senhor". Não é o filho do imperador Augusto, dominador do mundo, celebrado como salvador e portador da paz graças ao poder de suas legiões. O nascimento de um poderoso não é boa noticia num mundo em que os fracos são vítima de toda espécia de abusos.

Este menino nasce num povo submetido ao Império. Não tem cidadania romana. Ninguém em Roma espera seu nascimento. É, porém, o Salvador de que necessitamos. Não estará ao serviço de nenhum César. Não trabalhará para nenhum império. Só buscará o reino de Deus e sua justiça. Viverá para tornar a vida mais humana. Nele encontrará este mundo injusto a salvação de Deus.

Onde está este menino? Como o podemos reconhecer? Assim diz o mensageiro: "Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura". O menino nasceu como um excluído. Seus pais não puderam encontrar um lugar acolhedor para ele. Sua mãe deu-o à luz sem ajuda de ninguém. Ela se virou como pôde para envolvê-lo em faixas e deitá-lo num presépio.

Neste presépio, Deus começa sua aventura entre os homens e as mulheres. Não o encontraremos nos poderosos, mas nos fracos. Não está no grandioso e no espetacular, mas no pobre e pequeno. Temos que escutar a mensagem: vamos A Belém; voltemos às raízes de nossa fé. Busquemos Deus onde ele se encarnou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

//