// Estar com Deus: Você sabe mesmo o que é Teologia?

domingo, 20 de julho de 2014

Você sabe mesmo o que é Teologia?

A Paz de Jesus!

Estamos novamente aqui para lhe dar uma 
nova visão do que é Teologia e do que é ser teólogo.

Em primeiro lugar, Teologia não é discutir religião, pois, embora seja necessário discutir alguns pontos das religiões não é, necessariamente, uma discussão sobre qual a melhor religião.

Teologia é, principalmente, apresentar os pontos de vistas teológicos das religiões e, consequentemente, relacioná-los com a sociedade onde o teólogo vive, partindo, da pergunta: o que isso contribuiu, contribui ou contribuirá para o melhoramento da sociedade em que vivemos?

Em segundo lugar, ser teólogo não é ser radical ou fundamentalista. Nada disso! Precisa-se colocar lado-a-lado a fé (para compreender Deus e sua justiça perfeita) e a razão (para suportar a fraqueza humana e levá-lo a reconhecer suas fragilidades).

Radicalismo e posicionamento teológico não podem ser confundidos. Enquanto este evidencia nossa opinião e crenças sobre determinados assuntos, aquele não nos permite enxergar o impacto de outras opiniões sobre as nossas.

Nenhuma vertente teológica cristã é um mundo em si mesmo.
Sempre dependerá de outros posicionamentos para uma fundamentação equilibrada.

Em terceiro lugar, ser teólogo não é levantar questionamentos sem aplicação prática para as pessoas, para
a Igreja ou para a sociedade.

Em quarto e último lugar: ser teólogo não é "plagiar" idéias. Além de ilegal é imoral. Isso não é teologia!

É certo que devemos ter como fundamentação teológica a Bíblia, bem como tantos outros teólogos influentes e importantes de tempos passados ou atuais... Mas, não podemos "plagiar" suas idéias... E pior, dizer que a ideia foi nossa. É ilegal e não reflete uma prática teológica cristã e equilibrada.

Ser teólogo e praticar teologia equilibrada é buscar compreender a influência que o divino exerce sobre o homem e a resposta humana mediante o poder dessa influência.

Ou seja, o teólogo levar o homem ao conhecimento das suas necessidades para empreender uma busca constante e um relacionamento sincero com Deus.

Esse trabalho também pode ser realizado no campo político, social, familiar, educacional, sentimental, profissional.

Por exemplo, você sabia que uma das áreas que mais dá visibilidade e retorno financeiro é a ÉTICA? Isso porque vivemos em tempos que a ética tem se tornado escassa.

As empresas estão loucas por profissionais éticos, as igrejas desesperadas por líderes éticos, a sociedade
manifesta seu desejo por políticos éticos, as instituições sociais buscam avidamente por indivíduos éticos...

Não sei se você percebeu o EXTENSO campo que é aberto à exploração de um teólogo. Mas vou lhe adiantar: suas chances de crescer em seu ministério ou sua profissão são MUITO GRANDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//