// Estar com Deus: Hermenêutica do Livro de João, Capitulo 14, versos 15-29

sábado, 8 de maio de 2010

Hermenêutica do Livro de João, Capitulo 14, versos 15-29


Em anexo, um trabalho que realizei no Istituto de Teologia esta semana.
Espero que gostem e com certeza a opinião de voces é muito importante para o crescimento deste trabalho.
Podem enviar suas opiniões para podermos aprimorar esta leitura orante da Palavra de Deus.
Uma boa noite a todos e boa leitura.

A DESPEDIDA DE JESUS.

A Última ceia de Jesus com seus discípulos.


Jesus está reunido com os Apóstolos.

João 14:
15    Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17    O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18    Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19    Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20    Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21    Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22    Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23    Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra {não é o caso do mundo}, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24    Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25    Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26    Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. {Jesus pede ao Pai para enviar o Paráclico, o consolador o espirito que continuará nos ensinando}
27    Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28    Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29    Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

Hermeneutica do texto:

Enviar o Espírito Santo:
No versículo 23 O mundo não pode receber o Espírito porque ele vem em resposta a fé ( é o que fala no verso 17)
Nos versículos 21-26, Cristo fala a respeito do relacionamento profundo que os discípulos terão com o Pai e o Filho por intermédio do espírito Santo.
Eles (os apóstolos) pensavam que ficariam orfãos (abandonados) (ver v.18), mas na verdade, a ida de Jesus para o Pai possibilita um relacionamento mais profundo entre os santos e seu Salvador.
Esse relacionamento envolve a obediência (v.21) e o amor à Palavra (v.24).
Envolve também o ministério de ensino do Espírito Santo (v.26).
Os Cristãos que reservam um tempo para aprender a Palavra e, depois, vivem-na, desfrutam de comunhão intima e satisfatória com o Pai e o Filho.
O amor por Cristo significa amar e obedecer a sua Palavra pelo poder do espírito santo; não é uma emoção superficial a respeito da qual se pensa.
Em 14:1-3 Jesus fala a respeito da ida dos Santos para o céu a fim de morar com o Pai e o filho; no entanto, aqui ele fala do Pai e do Filho virem morar com os Santos.

Garantir a paz que ele provê:
Nos versículos 27-31,como os discípulos precisavam de paz! A paz que Cristo dá não é como a do mundo, nem ele a dá da mesma forma que o mundo o faz.
A paz de Cristo repousa no âmago do coração, sempre nos satisfaz e dura para sempre, enquanto a do mundo é superficial, insatisfatória e temporária. A paz de Cristo mora no coração; a do mundo é exterior e aparente. Cristo, por meio de sua morte, ressurreição e ascenção, deus-nos "paz com Deus" (rm 5:1), enquanto os psicólogos falam em paz de espírito".
Fl 4:4-9 resume como o cristão pode ter a paz de Deus.

Versos destacados:
14.23 - Faremos nele morada.
Os que amam sinceramente a Jesus e obedecem às suas palavras experimentarão a presença imediata e o amor do Pai e do Filho. O Pai e o filho vem aos cristãos através do Espírito Santo. Deve-se notar que o amor do Pai por nós depende de amarmos a Jesus e de sermos leais a sua palavra.

14.24 - Quem não me ama.
Quem não observa os ensinos de Cristo, não o ama pessoalmente e quem não o ama não tem a verdadeira fé salvifica. (1 jo 2.4)

14.26 - O Espírito Santo.
O consolador é identiifcado como o Espírito Santo. Para o cristão o aspecto mais importante do Espírito não é a sua grandeza, nem é o seu poder, mas a sua santidade. Seu caráter santo manifestado na vida dos cristãos, é o que mais importa. (cf rm 1.4; gl 5.22-26)

Dicas para reflexão:

1) A comunidade deve saber discernir o que é fundamental e o que é secundário, passível de mudanças.
2) A comunidade, à medida que de "diviniza", pode dispensar as mediações humanas.
3) Se vivermos as palavras de Jesus, seremos amados por ele e o Pai celeste fará morada conosco.

Um comentário:

  1. Excelente trabalho, meu caro! Que Deus continue o abençoando e que, pela ação do Santo Espírito, o seu amor pela Palavra continue gerando bons frutos aos cristãos.

    ResponderExcluir

//