// Estar com Deus: Ministério da Palavra Leitura Orante Da Bíblia

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ministério da Palavra Leitura Orante Da Bíblia

Bom dia.

Este post, foi retirado do material do Vicariato - Episcopal da Igreja Católica, Canoas, esteio, Nova S. Rita e Sapucaia do Sul.

É um texto interessante de se ler, pois ele nos mostra como devemos realizar uma boa leitura das sagradas escrituras, boa leitura a todos.

Pressupostos de uma boa leitura da Bíblia:

- Pré-texto: minha situação existencial como leitor da Bíblia. Quem sou? Porque procuro a bíblia? Como me aproximo da bíblia.

- Contexto: a bíblia surgiu há muitos anos atrás em outro contexto político, social, econômico, cultural que o meu. Qual é o contexto do texto?

- Texto: precisa ser bem entendido para que possa oferecer Palavra de Deus para mim hoje. Pratica de vida: preciso aplicar o que descubro para constatar (ver) como a Palavra de Deus de fato é muito boa para mim.

Etapas para uma boa leitura da Bíblia:

1° Etapa: O que é Leitura? É o estudo assíduo das Escrituras, feito com espírito atento. (conhecer, respeitar, situar)

a) Primeiramente todos fazem a leitura em conjunto. Depois todos fazem a leitura individual, tentando fazer perguntas ao texto. (Quem? O que? Onde? Porquê? Quando? Como? Com que meios? Qual o contexto em que surgiu o texto?)

b) Contexto histórico: onde se produziu o texto ou onde se situa o narrado pelo texto.

c) Teológico: como o povo compreendia o texto como palavra de Deus. A leitura responde a pergunta: O que diz o texto para os leitores do tempo.

2° Etapa: A meditação: É uma diligente atividade da mente que, com a ajuda da própria razão, procura o conhecimento da verdade oculta. (ruminar, dialogar, atualizar)

a) O que diz o texto para mim, para nós hoje?

b) Atualizar o texto e trazê-lo para dentro do horizonte da nossa realidade, tanto pessoal como social. O que Deus está falando para nós através do texto? A meditação possibilita a ação do Espírito Santo. Quando fica claro o que Deus diz então se torna mais evidente a nossa incapacidade e a nossa falta de recursos.

3° Etapa: A Oração: É o impulso fervoroso do coração para Deus, pedindo que afaste os males e conceda as coisas boas (suplicar, louvar, recitar).

a) O que o texto nos faz dizer a Deus?

b) A oração inicia por uma atitude de admiração silenciosa e da Adoração ao Senhor. A oração pode ser um protesto! Pode ser uma manifestação de alegria! Esperança! Luz! Desafio! A oração pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão, pode ser até de revolta ou de imprecação. A oração brota como resposta à Palavra.

4° Etapa: A Contemplação: É uma elevação da mente sobre si mesma que, suspensa em Deus, saboreia as alegrias da doçura eterna. (enxergar, saborear, agir). A contemplação torna-se um degrau para um novo começo. Ela ajuda a decifrar o mundo para transformá-lo. A contemplação ajuda a descobrir o desenrolar do Projeto de Deus dentro de nossa vida hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//