// Estar com Deus: UMA ANALISE DE EZEQUIEL 37 - OSSOS SECOS

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

UMA ANALISE DE EZEQUIEL 37 - OSSOS SECOS

37,1-14 A MÃO DO SENHOR... OSSOS.


Por meio do espirito Santo, Ezequiel ve numa visão um vale cheio de ossos secos. Os ossos representam "toda a casa de Israel" (v.11), isto é, tanto Israel como Judá, no exílio, cuja esperança pereceu na dispersão entre os pagãos. Deus mandou Ezequiel profetizar para os ossos (vv.4-6). Os ossos então reviveram em duas etapas: (1) Uma restauração nacional ligada, ligada a terra (vv.7,8), e (2) uma restauração espiritual , ligada a fé (vv.9,10). Esta visão objetivou garantir aos exilados a sua restauração pelo poder de Deus e o restabelecimento como nação na terra prometia. Apesar das circunstancias criticas de então (vv.11-14). Não há menção da duração do tempo entre as duas etapas.


37,10 O ESPÍRITO ENTROU NELES, E VIVERAM.


A restauração de Israel à vida nos faz lembrar a criação do homem conforme relata Gn. 2,7. Adão foi primeiro formado fisicamente e a seguir, Deus lhe deu "o folego da vida". Semelhantemente, a nação morta de Israel deveria primeiramente ser restaurada fisicamente, e depois, Deus daria aos Israelitas o fôlego de vida (isto é, derramaria sobre eles o seu espírito).


37,12-14 À TERRA DE ISRAEL.


A visão dos ossos vivificados teria seu cumprimento na restauração de Israel, não somente material, mas também espiritual. Essa restauração teve seu inicio no tempo de Ciro, mas só terá pleno cumprimento quando Deus congregar com os israelitas na sua terra, nos tempos do fim, numa ocasião de grande despertamento espiritual. Muitos Judeus crerão em Jesus Cristo e o aceitarão como seu Messias antes dele voltar para estabelecer o seu reino (cf. Rm 11:15 NTLH, Rm 11:25, Rm 11:26).


37,16-23 TOMA UM PEDAÇO DE MADEIRA.


Depois da morte de Salomão, o povo de Deus dividiu-se em dois reinos (ver 1Rs 12) um chamado Judá e  outro Israel (ou as vezes Efraim). Deus agora promete que os dois reinos serão reunificados num só reino, com um só rei sobre eles.


37,24 MEU SERVO DAVI.


O Messias vindouro é chamado "Davi" porque ele seria o Descendente de Davi e o cumprimento do concerto davídico (cf. 2Sm 7,16). Ele purificará Israel do pecado e o povo receberá o perdão e guardará a lei de Deus. Esses benefícios entraram em vigor mediante a sua morte na cruz e o ministério do Espírito Santo (cf. 36,16-32; Jr 31,31-34).


Fontes:  Bíblia de Jerusalém.

Blog: hebreu-israelita.blogspot.com.br/2009/06/ezequiel-37-vale-dosossos-secos.html.

Comentário Bíblico Wiersbe - Antigo Testamento.

Bíblia de estudo Thompson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//