Aparentemente não.
Pois consideram que isso é uma desobediência e uma traição a Deus.
Principalmente os Pentecostais, tem grande aversão ao uso de imagens, pois consideram que seja Idolatria, tantas vezes condenada por Deus (Ex:20, 4; Lev:26,1; Deu:4,16; etc...).
A Igreja Católica desde o começo entendeu que o uso de tais imagens não é condenado por Deus; o que Deus condena é a idolatria, ou seja, adorar as imagens como se elas fossem Deus, pois o próprio Deus pede que sejam feitas imagens (Ex 25, 18-20; IReis 6, 23-35 e 7, 29; Num 21, 8-9).
Aparentemente os protestantes não fazem imagens, mas pensemos um pouco:
Pense no símbolo da igreja Universal do Reino de Deus.
O que te vem a cabeça?
Sim, isso mesmo, uma pombinha dentro de um coração.
Ora, Deus (Filho) se apresentou a nós em forma humana, por isso fazemos imagens de um homem, para representar Jesus e nos fazer lembrar dEle.
Deus (Espírito Santo) se apresentou a nós em forma de pomba (Mat:3,16; Mar:1,10; Luc:3,22; Jo:1,32), por isso os pentecostais fazem imagens de pomba, para representar o Espírito Santo e nos fazer lembrar dEle.
O mesmo acontece com as Chamas de Fogo, que várias igrejas pentecostais usam como símbolo; o Fogo também é uma representação do Espírito Santo (Atos:2,3).
Fica uma pergunta:
Porque os Pentecostais não acreditam que os Católicos fazem imagens de Jesus e dos Santos com o mesmo intuito que eles fazem do Espírito Santo?
Escrito por: Bruno Leonardo Santos Peres para o Site Veritatis Esplendor. www.veritatis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário