// Estar com Deus: A NATUREZA HUMANA - À IMAGEM DE DEUS - I PARTE

sexta-feira, 23 de março de 2012

A NATUREZA HUMANA - À IMAGEM DE DEUS - I PARTE

Bem amigos leitores boa noite.
Dando Continuidade, aqui está o primeiro estudo sobre a Natureza Humana.
Falaremos aqui sobre a Natureza Humana à Imagem de Deus.
Bem, a Bíblia ensina claramente que Deus, mediante decisão especial criou a raça humana a sua imagem e semelhança (Gn 1,26-27). Portanto, nem Adão nem Eva são produtos da evolução (Gn 1,27; Mt 19,4; Mc 10,6; podemos ver isto mais detalhado num estudo chamado a CRIAÇÃO que posso publicar posteriormente). Por terem sido criados à semelhança de Deus, Adão e Eva podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com ele e espelhar o seu amor, glória e santidade (ver Gn 1,26). Quando Deus diz:
FAÇAMOS O HOMEM, Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos; 2,4-25 supre pormenores mais específicos a respeito de sua criação e do seu meio ambiente. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas. Tanto o homem como a mulher foi uma criação especial de Deus, não um produto da evolução como havia dito (v, 27; Mt 19m4; Mc 10,6).
Note-se pelo menos três diferentes aspectos da imagem de Deus na raça humana: Adão e eva tinham semelhanças moral com Deus, por serem justos e santos (cf. Ef 4,24), com um coração capaz de amar e também determinado a fazer o que era bom. Tinham semelhança com Deus na inteligência, pois foram criados com espírito, emoções e capacidade de escolha (Gn 2,19.20; 3, 6.7). Deus plasmou no ser humano a imagem em que Ele mesmo lhe apareceria visivelmente no AT (Gn 18, 1-2) e na forma que seu filho um dia tomaria (lc 1.35; fp 2.7). Quando Adão e Eva pecaram, essa imagem de Deus neles, foi seriamente danificada, mas não totalmente destruída. Inevitavelmente a semelhança moral de Deus, no homem, ficou arruinada quando Adão e Eva pecaram (cf. Gn 6,5); deixaram de ser perfeitos e santos e passaram a ser propensos ao pecado; propensão esta, ou tendencia que transmitiram aos filhos (cf. Gn 4). Romanos 5,12 nos fala que através da transgressão e queda de Adão, o pecado como principio ou poder ativo conseguiu penetrar na raça humana (vv. 17,19; Gn 3; 1Co 15,21-22). Duas consequências decorrem disto: (a) o Pecado e a corrupção penetraram no coração e na vida de Adão; e (b) Adão transmitiu o pecado ao Gênero humano, corrompendo todas as pessoas nascidas a partir de então. Todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal (v. 19; 1,21; 7,24; Gn 6,5-12; 8,21; Sl 14,1-3; Jr 17,9; Mc 7,21-22; 1Co 2,14; Gl 5,19-21; Ef 2,1-3; Cl 1,21; 1Jo 5,19). Paulo não explica como o pecado de Adão é transmitido aos seus descendentes. Nem diz que toda a humanidade estava presente em Adão e que assim ela participou do seu pecado e por isto herda a sua culpa. Paulo não Diz, em nenhum lugar, que Adão foi o cabeça coletivo dos seus descendentes, nem que o pecado de Adão foi-lhes imputado. Todos são culpados, diante de Deus por causa dos seus próprios pecados pessoais, porque "todos pecaram" (v. 12). O único ensino o tocante a isso, que tem apoio bíblico é que homens e mulheres herdam uma natureza moral corrupta, bem como a propensão para o pecado e o mal. A morte entrou no mundo através do pecado e por isso todos estão sujeitos à morte, "por isso que todos pecaram" isto pode ser visto no estudo a MORTE. O NT confirma o estrago da imagem de Deus no homem, quando declara que o crente redimido deve ser renovado segundo a semelhança moral de Deus (cf. Ef 4,22-24; Cl 3,10) e apesar de o ser humano ser pecador como é, ainda retém uma porção elevada da semelhança de Deus na sua Inteligência e na capacidade de comunhão e comunicação com Ele (Cf. Gn 3,8-19; At 17,27-28).
Bem por enquanto é isto. Posso publicar para voces os estudos sobre a CRIAÇÃO e MORTE para elucidar mais esta parte aos leitores, qualquer coisa podem me passar um e-mail que eu envio mais rapidamente para voces.
Grande abraço e até o próximo tema que falará sobre os componentes da Natureza Humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//