// Estar com Deus: A NATUREZA HUMANA - COMPONENTES DA NATUREZA HUMANA - II PARTE

domingo, 25 de março de 2012

A NATUREZA HUMANA - COMPONENTES DA NATUREZA HUMANA - II PARTE

Amigos leitores boa tarde.
Vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre a Natureza Humana.
Hoje veremos os componentes da natureza Humana e o que a Bíblia nos revela sobre isto.
Bem, na bíblia a natureza humana, criada à imagem de Deus, é trina e una, composta de três componentes, a saber: espírito, alma e corpo (1Ts 5,23; Hb 4,12). Deus formou Adão do pó da terra (seu corpo) e soprou nas suas narinas o fôlego da vida (seu espírito) e ele se tornou um ser vivente (sua alma: Gn 2,7).

A intenção de Deus era que o ser humano, pelo comer da árvore da vida e pela obediência à essa proibição de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, nunca morresse , mas vivesse para sempre (cf. Gn 2,16-17; 3,22-24). Somente de pois da morte entrar no mundo, como resultado do pecado humano, é que passou a haver a separação da pessoa, em pó que volta à terra e no espírito que volta a Deus (Gn 3,19; 35,18-19; Ec 12,7; Ap 6,9). Noutras palavras, a separação entre o corpo, por um lado e o espírito e a alma, por outro é resultado do juízo divino sobre a raça humana por causa do pecado e esse juízo somente será removido mediante a ressurreição do corpo no último dia. A alma ( hb. nephesh; gr. psyche), frequentemente traduzida por "vida", pode ser definida, de modo reduzido, como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade, no ser humano, resultante da união entro o espírito e o corpo. A Alma juntamente o espírito humano, continuará a existir após a morte física da pessoa. A Alma não está ligada a natureza imaterial do ser humano, que, às  vezes, o termo "alma" é usado como sinônimo de "pessoa" (lv 4,2; 7,20; Js 20,3). O corpo (hb. basar; gr soma) pode ser definido, em resumo, como o componente do ser humano que volta ao pó quando a pessoa morre (às vezes é chamado de "carne"). O espírito (hb. ruach; gr. pneuma) pode ser definido em resumo, como o componente imaterial do ser humano, em que reside nossa faculdade espiritual, inclusive a consciência. É principalmente através desse componente que se tem comunhão com o Espírito de Deus. Desses três componentes, que constituem a completa natureza humana, somente o espírito e a alma são indestrutíveis e sobrevivem à morte, para então seguirem para o céu (Ap 6,9; 20,4) ou para o inferno (cf. Sl 16,10; Mt 16,26). Quanto ao corpo, a Bíblia ensina repetidamente que enquanto o cristão aqui viver, deve cuidar bem do seu corpo, através da sua conservação, isento de imoralidade e de iniquidade (Rm 6,6.12.13; 1Co 6,13-20; 1Ts 4,3-4) e da sua dedicação ao serviço de Deus (Rm 6,13; 12,1). O corpo dos salvos será transformado no dia da ressurreição, quando então a sua redenção estará completa; isto para os que estão em Cristo Jesus.
Bem ficamos por aqui, no próximo e último estudo desta parte, falaremos sobre as responsabilidades do ser humano em relação a natureza humana.
Bom final de Semana a todos e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//