// Estar com Deus: BEM VINDO 2016!

sábado, 26 de dezembro de 2015

BEM VINDO 2016!

O ano de 2015 está passando. Coisas boas e ruins aconteceram para todos. Alguns perderam, outros ganharam, enfim, mais um ano que passa!

Entra ano, sai ano, o homem conquista cada vez mais novas tecnologias, novos comportamentos e cada vez mais se pergunta: Qual o seu verdadeiro significado nesta terra?

Todos nós, homens e mulheres deste século, fazemos parte e absorvemos resultados de experiências de uma sociedade marcada pela violência, discriminação, preconceito, crise social, política, religiosa e com isto sempre vem a pergunta: O que está de fato acontecendo? Como resolver esta situação?

Cada pessoa busca a solução que lhe parece mais acertada. Alguns correm atrás da tecnologia, outros buscam no dinheiro a saída para as dificuldades, outros procuram a solução num Deus "mágico" que age através de milagres da forma mais rápida possível.

Para muitos, e enquadra-se também os cristãos, a Palavra de Deus é hoje, apenas mais uma "palavra" e não raro, nem sequer tão pertinente como outras que disputam a atenção, o compromisso e a fé dos homens e mulheres deste tempo.

Neste dia a dia racional, o homem se esquece que é "capaz" de Deus.
O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso.

Precisamos Buscar a paz e desejar a perfeição. Poderíamos ter muita paz, se não nos quiséssemos ocupar do que os outros dizem ou fazem e que nada tem a ver conosco, que não pertencem ao nosso cuidado. Como pode ficar em paz por muito tempo aquele que se intromete em negócios alheios, que busca relações exteriores, que raras vezes e mal se recolhe interiormente? Bem-aventurados os simples, porque hão de ter muita paz!

Nós, porém, nos ocupamos demasiadamente das próprias paixões e cuidados com excesso das coisas transitórias. A falta de perdão, a cobiça, a soberba, a necessidade de poder, a rejeição do próximo o sentimento de ficar inferior perante uma pessoa, o saber dizer "não sei" são problemas sérios que possuímos hoje enraizado nas nossas vidas. É raro vencermos um vício perfeitamente; não nos inflamamos no desejo de progredir cada dia; daí a frieza e a tristeza que adquirimos.

Se estivéssemos perfeitamente mortos a nós mesmos e interiormente desimpedidos, poderíamos criar gosto pelas coisas divinas e algo experimentar das doçuras da celeste contemplação. O que principalmente e mais nos impede é o não estarmos ainda livres das nossas paixões e concupi
scências, nem nos esforçamos por trilhar o caminho perfeito dos santos. Basta um pequeno contratempo para nos deixarmos abater e voltarmos a procurar consolações humanas.


Se nos esforçássemos por ficar firmes no combate, como soldados valentes, o auxílio de Deus não nos faltaria. Ele está sempre pronto a auxiliar e procura nos oferecer ocasiões de vitória e por isso está sempre preparado a ajudar aqueles que realmente confiam na sua graça.

Pois dar somente atenção às práticas exteriores não leva ninguém muito longe. Este tipo de fervor, dura muito pouco. Metamos, pois, o machado à raiz, para que fiquemos purificados das coisas que não nos levam a nada e usufruamos a paz interior. Se cada ano extirpássemos um só vício em breve seríamos perfeitos. 

Mas agora, pelo contrário, muitas vezes experimentamos que éramos melhores, e nossa vida mais pura, no princípio da nossa conversão que depois de muitos anos de profissão.

O nosso fervor e aproveitamento deveriam crescer, cada dia; mas, agora, considera-se grande coisa poder alguém conservar parte do primitivo fervor. Se no princípio fizéramos algum esforço, tudo poderíamos, em seguida, fazer com facilidade e gosto. 

Custoso é deixar nossos costumes; mais custoso, porém, contrariar a própria vontade. Mas se não vencermos obstáculos pequenos e leves, como venceremos os maiores?

Precisamos resistir o brotar das coisas ruins que querem estar conosco para evitarmos que as dificuldades cresçam cada vez mais. Mas como resolver este problema? Como ter a verdadeira Paz, perdoar as pessoas que me fizeram algo que eu não gostei, pedir perdão as pessoas que eu sem querer ou propositadamente magoei, como mudar isto?

Eu aposto e creio nesta solução: acolher e viver verdadeiramente a Palavra de Deus que é o caminho para recolocar no lugar próprio, o centro da vida do cristão. A palavra de Deus não é um depósito inerte, é uma palavra "viva", eficaz e mais penetrante que uma lâmina de uma espada, ou um projétil de uma arma.

A Palavra é um veículo de comunicação do próprio Deus que:
  • Fala e revela um designo de salvação;
  • É uma força que desperta e alimenta a nossa fé;
  • Transforma o coração daqueles que a acolhem e crem;
  • Orienta o agir humano, porque é "adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na Justiça".

A palavra de Deus é criadora de comunhão. Ela é na verdade, o próprio Cristo, Palavra encarnada como fala em (Jo 1,14). "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.". Através da Bíblia, livro da revelação, encontramos a luz para caminhar com serenidade, assumindo os compromissos que nos são propostos diante dos apelos de nossa realidade. Com certeza, a leitura atenta da Palavra de Deus, nos posicionará na trilha certa para atingirmos a meta para qual Deus nos chama. 


O sonho de Deus para a humanidade que ser revelado através desta palavra. Ela foi vivida e transmitida por gerações. Sendo assim, lendo e meditando nesta palavra, teremos a sabedoria e a força para transformarmos nossas vidas, a vida das comunidades e a vida da sociedade, uma vez que esta palavra, quando lida e meditada trazendo-a aos fatos e problemas da realidade em que vivemos, tem o dom de projetar sabedoria e luz nas situações mais adversas além de indicar caminhos para esclarecer e fazer surgir a solução dos problemas que passamos em nossas vidas.

Com isto veríamos a paz e a alegria que causaríamos aos outros se seguíssemos aos ensinamentos de Jesus e procurando sempre andar nos seus caminhos. Eu creio que nos empenharíamos muito mais para o crescimento espiritual.

Que o ano de 2016 seja um ano de muita PAZ, que as pessoas sintam o amor de Deus em suas vidas e propaguem este amor aos outros. 2016 será um ano próspero, muito melhor do que foi o ano de 2015.

Adeus ano velho, Feliz ano novo, são os meus votos e de minha Família a todos.

"Christo nihil praeponere - a nada dar mais valor que a Cristo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//