// Estar com Deus: O ANO LITÚRGICO

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O ANO LITÚRGICO


Com o Advento inicia o novo Ano Litúrgico, tendo como mestre São Lucas, o evangelista da misericórdia de Deus, Ano C. Advento é tempo da chegada do Senhor. Por isso envolve intensa pregação para o Natal de Cristo. Que dizer dele? Como preparar-se dignamente para acolhe-lo? Por duas atitudes fundamentais:
1) tomando-o como ponto de referência: ele veio ao mundo para iciar um novo tempo: 2012 de sua era;
2) acolhendo-o hoje pela Eucaristia e pela igreja, na qual está presente; e preparando-nos para sua vinda definitiva, em sua glória, no fim dos tempos, como conclusão da marcha da História.
Encontramo-nos no tempo, entre o passado, quando veio e fixou sua morada entre nós, e o futuro, quando consumará a caminhada da história da humanidade inteira.
Vivemos, no presente , com a herança do passado, que é a igreja, e na perspectiva do definitivo.
Agora vivemos estas duas dimensões: do passado, com nostalgia, e do futuro, de sonhos, acolhendo aqui e agora a alegria da salvação.
A palavra chave do advento é a vigilância, cuja resposta é a evangelização. A campanha para a Evangelização põe a igreja no Brasil em atitude missionária. Todos somos responsáveis pelo anúncio da vinda de Jesus e da salvação que recebemos dele e por ele. E por nos encontramos no Ano da Fé, pedimos: Senhor, aumentai a nossa fé na vossa vinda!

Texto de: Dom Dadeus Grings - O Dia do Senhor N° 2390 02/12/2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//