// Estar com Deus: HOJE: A HORA É AGORA!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

HOJE: A HORA É AGORA!

Uma adaptação do Texto de José Antonio Pagola.

Este texto tem como base o Livro de Lucas, capítulo 2, versos de 16 à 21.

Lucas conclui seu relato do nascimento de Jesus, indicando aos leitores que "Maria" conservava todas as coisas meditando-as em seu coração. "Não conserva o que aconteceu como uma recordação do passado, mas como uma experiencia que atualizará e reviverá ao longo de sua vida.

Não é uma observação gratuita. Maria é modelo de fé. Segundo este evangelista, crer em Jesus Salvador, não é recordar acontecimentos dos outros tempos, mas experimentar hoje sua força salvadora, capaz de tornar mais humana a nossa vida.

Por isso, Lucas utiliza um recurso literário muito original. Jesus não pertence ao passado. Intencionalmente, [Lucas] vai repetindo que a salvação de Jesus ressuscitado nos está sendo oferecida HOJE, agora mesmo, toda vez que nos encontramos com Ele. Vejamos alguns exemplo.

Eis como ele anuncia o nascimento de Jesus: "Hoje nasceu para vós na cidade de Davi um salvador." Hoje Jesus pode nascer para nós. Hoje ele pode entrar na nossa vida e mudá-la para sempre. Com Ele podemos nascer para uma vida nova.

Numa aldeia da Galileia, trazem até Jesus um paralítico. Jesus se comove ao vê-lo bloqueado por seu pecado e o cura, oferecendo-lhe o perdão: "Teus pecados te são perdoados." O povo reage louvando a Deus: "Hoje vimos coisas admiráveis." Também nós podemos experimentar hoje o perdão, a paz de Deus e a alegria interior, se nos deixarmos curar por Jesus.

Na cidade de Jericó, Jesus se hospeda na casa de Zaqueu, rico e poderoso arrecadador de impostos. O encontro com Jesus o transforma: devolverá o que roubou a muitos e repartirá seus bens com os pobres. Jesus lhe diz: "Hoje entrou a salvação nesta casa." Se deixarmos Jesus entrar em nossa vida, hoje mesmo podemos começar uma vida mais digna, fraterna e solidária.

Jesus está agonizando na cruz entre dois malfeitores. Um deles dirige-se a Jesus: "Jesus, lembra-te de mim quando chegares no teu reino." Jesus reage imediatamente: "Hoje estarás comigo no paraíso." Também o dia da nossa morte será um dia de salvação. Finalmente escutaremos de Jesus essas palavras tão esperadas: fique tranquilo, confia em mim, hoje estarás comigo para sempre.

Hoje, começamos um ano novo. Porém,  o que pode ser para nós algo realmente novo a bom? Quem fará nascer em nós uma alegria nova? Que psicólogo nos ensinará a ser mais humano? De pouco servem os bons desejos. O decisivo é ficar mais atentos ao melhor que desperta em nós. A salvação nos é oferecida cada dia. Não é preciso esperar nada. Hoje mesmo pode ser para mim um dia de salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//