// Estar com Deus

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

HISTÓRIA DA IGREJA NO BRASIL.

DATAS IMPORTANTES DA VIDA DE ANCHIETA.

1534 - 19 de Março: Nasceu José de ANCHIETA em San Cristobal de La Laguna, na ilha de Tenerife.

1534 - 7 de Abril: Foi batizado na Igreja paroquial de Nossa Senhora dos Remédios.

1548 - Foi a COIMBRA a fim de cursar humanidades, no Colégio Real das Artes.

1551 - 1 de Maio: Ingressou na Companhia de Jesus.

1553 - 8 de Maio: Pronunciados os 1.os votos religiosos partiu para o Brasil, na III expedição de missionários jesuítas, chefiada pelo Pe. Luiz de Grã.

1553 - 13 de Julho: Chegou à Bahia de todos os Santos.

1553 - Outubro: Partiu para o Sul ena altura dos Abrólhos quase naufragou com os companheiros. Passou pela primeira vez, pela capitania do Espírito Santo.

1553 - Dezembro: Véspera de Natal: Chegou à São Vicente.

1554 - Janeiro: Foi a Piratininga para ser o primeiro mestre do Colégio de São Paulo, fundado a 25/1, dia da conversão de São Paulo.

1561 - Escreve o Poema dos feitos de Mem de Sá.

1562 - 1° Auto "Pregação Universal".

1563 - 5 de Maio: Em companhia do Pe. Manuel de Nóbrega (superior provincial), chegou à Praia de Iperoig (hoje Ubatuba - SP) para negociar o armístico com os confederados Tamoios.

1563 - 21 de Julho: No regresso do Pe. Nóbrega a São Vicente, permaneceu como refém.Compõe o extenso poema em honra de Nossa Senhora.

1563 - 21 de Setembro: Chegou a Bertioga na companhia do índio Cunhambebe.

1565 - 27 de Janeiro: Partiu na expedição de Estácio de Sá, como companheiro do Pe. Gonçalo de Oliveira.

1565 - 1° de Março: Desembarcou na Praia Vermelha, junto ao "Pão de Açúcar"; assistiu à fundação da cidade do RIO DE JANEIRO.

1565 - 31 de Março: Partiu para a Bahia de Todos os Santos, com o fornecedor da esquadra João de Andrada. Esteve então alguns meses no Espírito Santo.

1565 - Julho: Continuou a viagem para ordenar-se Sacerdote, em Salvador.

1566 - 22 de Agosto: Na Bahia,  esteve presente à chegada do Pe. Inácio de Azevedo, enviado pelo R. P. (Reverendo Padre) Geral Francisco de Borja, como Visitador da Companhia de Jesus no Brasil.

1566 - Novembro: Já ordenado Sacerdote, Viajou para o sul em companhia do R. P. Visitador e do Bispo Pedro Leitão, na comitiva do Governador Mem de Sá, que se demorou no Espírito Santo.

1566 - Dezembro: Celebrou as missas de Natal na igreja de São Tiago em Vitória.

1567 - 18 de Janeiro: Na mesma expedição chegou à baía de Guanabara.

1567 - 20 de Janeiro: Assistiu à conquista do Rio de Janeiro. Acompanhou o R. P. visitador, o Pe. Provincial e o Bispo na visita à Capitania de São Vicente. Nomeado Superior em São Vicente. (Começaram então os inúmeros prodígios, que lhe granjearam o titulo de "Xavier da América" e "Taumaturgo do Novo Mundo").

1574 - Festa dos 40 Mártires do Brasil: cancioneiro de Anchieta.

1577 - Auto das Onze-mil-virgens de Colônia: Canção da "Cordeirinha Linda". Foi à Bahia, onde o esperava a patente de Reitor do Colégio, trocada pela de PROVINCIAL em fins deste ano.

1578 - Acompanhou Lourenço da Veiga às aldeias da Bahia.Promoveu a fundação de algumas casas no Espírito Santo. Foi depois a São Vicente, onde estava, a 14 de Agosto.

1579 - 15 de Agosto: Em visita ao Espírito Santo, recebeu uma imagem de Nossa Senhora da Assunção, em Reritiba,com o "auto": "Dia de Assunção".

1585 - Fundou uma residencia em Guarapari, onde construiu uma igreja dedicada a Sant' Ana. Em fim deste ano pediu dispensa do cargo de Provincial, mas não lhe foi concedida. Auto de Guaraparim ou Pirataraka.

1587- Fixou residencia no Espírito Santo, a fim de concluir sua obra do Colégio de São Tiago e da igreja de Reritiba.

1588 - Recebeu a noticia da chegada à Bahia do seu substituto, o novo Provincial, Pe. Marçal Beliarte - Ficou na vila de Vitória como Superior.

1589 - Escreveu e fez representar o Recebimento ou "Diálogode Guaraparim" quando o Pe. Provincial Beliarte visitou a aldeia.

1591 - Recebimento ou Diálogo do Pe. Simões Pereira.

1592 - Como superior da Casa de Vitória, foi à Bahia participar da congregação Provincial. Regressou nomeado Visitador das Casas do Sul (de 1952 a 1954). Foi ao Rio de Janeiro.

1594 - Voltou ao espírito Santo, para assumir o cargo de Superior da Casa de Vitória e governar igualmente as aldeias de Reritiba, Guarapari, Reis Magos e Carapina.

1595 - Na passagem de Provincial Pero Rodrigues pela Vila de Vitória, Anchieta pediu-lhe exoneração do cargo de Superior. Recolheu-se então em Reritiba.

1595 - Recebimento ou Diálogo do Pe. Marcos da Costa e auto de São Maurício.

1596 - Voltou a Vitória para ser conselheiro da Casa e governá-la até que chegasse o Pe. Pedro Soares. Foi ao Cricaré, aonde chegou em 21 de Setembro , dia de São Mateus.

1597 - Maio: Voltou a Reritiba: auto da Visitação.

1597 - 9 de Junho: Faleceu em Reritiba (atual cidade de Anchieta no Espírito Santo), assistido por cinco de seus companheiros, missionários das aldeias vizinhas, após ter recebido, como pediu, o S. Viático e a Extrema Unção.

1597 - 14 de Junho: Seus despojos mortais foram levados a Vitória; nos funerais o Prelado Administrador, Bartolomeu Simões Pereira, no elogio ao defunto, chamou-o de "Apóstolo do Brasil" e "missionário Santo". O cadáver foi enterrado na igreja de São Tiago, anexa ao Colégio da Companhia de Jesus.

1609 - Os ossos de Anchieta foram trasladados para a igreja do Colégio da Bahia por ordem do R. P. Geral Cláudio Acquaviva.

1617 - Com o pedido feito pelos Jesuítas do Brasil, foram iniciados os Processos de Beatificação e Canonização do "SERVO DE DEUS JOSÉ DE ANCHIETA, Sacerdote professo da Companhia de Jesus".

1730 - Remessa, da Bahia, a Roma, dos escritos de Anchieta para serem examinados: entre eles o Livro de Poesias Líricas e Dramáticas.

1736 - 10 de Agosto: O Papa Clemente XII declarou padre Anchieta "VENERÁVEL", por "constar" que suas virtudes foram exercitadas "em grau heróico".

1760 - Quatro ossos de Anchieta foram remetidos ao Marquês de Pombal em Lisboa.

1773 - Suprimida a Ordem dos Jesuítas por ordem do Papa Clemente XIV, foram também suspensos os Processos de beatificação e canonização dos Jesuítas falecidos em conceito de santidade.

Hoje.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//