A mais crucial pergunta humana é: que fazer para possuir a vida eterna? A Parábola do Bom Samaritano, em resposta, apresenta a síntese da Historia da Salvação. O Homem que descia de Jerusalém para Jericó representa a humanidade. Desce do Paraíso para se alojar na cidade terrena. Nesta descida é assaltado. Perde tudo, inclusive a capacidade de viver dignamente. É a descrição mais realista do pecado original.
Passam por ele a Religião Natural, simbolizada pelo sacerdote, e a política, da dimensão social, retratada pelo levita. Ambas veem a situação. Não dispondo de recursos para esta situação, ignoram sua situação. Não é nem por má vontade. Estão simplesmente impossibilitados de resolver este problema existencial.
Chega o Samaritano. Personifica Jesus Cristo. Vem de longe. Traz algo de novo e inaudito. Seis atitudes marcam sua passagem pela terra dos homens:
- Move-se de compaixão;
- Aproxima-se;
- Trata as feridas, simbolizando a administração dos sacramentos;
- Leva-o a hospedaria, retratando a igreja;
- Dá dois denários ao dono da pensão, apontando o clero, que recebe os dois mandamentos para cuidar dos fiéis: O amor a Deus e ao próximo;
- Promete pagar, na volta, o que faltar, insinuando a segunda vinda de Cristo.
Fiquem na Paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário