// Estar com Deus: O BOM SAMARITANO

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O BOM SAMARITANO

Por - Dom Dadeus Grings

A mais crucial pergunta humana é: que fazer para possuir a vida eterna? A Parábola do Bom Samaritano, em resposta, apresenta a síntese da Historia da Salvação. O Homem que descia de Jerusalém para Jericó representa a humanidade. Desce do Paraíso para se alojar na cidade terrena. Nesta descida é assaltado. Perde tudo, inclusive a capacidade de viver dignamente. É a descrição mais realista do pecado original.

Passam por ele a Religião Natural, simbolizada pelo sacerdote, e a política, da dimensão social, retratada pelo levita. Ambas veem a situação. Não dispondo de recursos para esta situação, ignoram sua situação. Não é nem por má vontade. Estão simplesmente impossibilitados de resolver este problema existencial.

Chega o Samaritano. Personifica Jesus Cristo. Vem de longe. Traz algo de novo e inaudito. Seis atitudes marcam sua passagem pela terra dos homens:
  1. Move-se de compaixão;
  2. Aproxima-se;
  3. Trata as feridas, simbolizando a administração dos sacramentos;
  4. Leva-o a hospedaria, retratando a igreja;
  5. Dá dois denários ao dono da pensão, apontando o clero, que recebe os dois mandamentos para cuidar dos fiéis: O amor a Deus e ao próximo;
  6. Promete pagar, na volta, o que faltar, insinuando a segunda vinda de Cristo.
O resto representa a vida eterna, que estava em pauta na pergunta. A conclusão é contundente para o discípulo missionário de Jesus, ou seja, para cada um de nós; vai e faze tu o mesmo.

Fiquem na Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

//