// Estar com Deus: Santo Agostinho - Enarrationes in psalmos

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Santo Agostinho - Enarrationes in psalmos

Bom dia.

Todos nós conhecemos o poder da Oração. Sabemos também que é através da oração que conversamos com Deus.

Mas em determinados momentos precisamos também Louvar a Deus, reconhecer que ele é o nosso Senhor e nosso salvador.

Ele que nos ampara, nos dá o sustento e a capacidade para vivermos em Paz e harmonia.

Diante disto, O livro dos salmos é um poderoso aliado para nos ajudar a Louvar e Deus. É um livro bíblico com 150 capítulos. Os textos contidos neste livro são poemas religiosos considerados louvores ou orações, tanto no Cristianismo, quanto no Judaísmo e no Islamismo.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 deles. 12 salmos são atribuídos a Asafe. Os filhos de Corá são considerados autores de nove salmos e o rei Salomão de pelo menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um salmo cada. Os outros 51 salmos são de autoria anônima.
Os salmos tem sido e continuam sendo fonte riquíssima de inspiração de um dos legados bíblicos mais fecundos para a espiritualidade das civilizações.

Estarei a partir de agora publicando no Blog, alguns salmos comentados por Santo Agostinho.
Estes comentários surgem da tradução fiel das Enarrationes in psalmos. Agostinho solidifica a tradição patrística, juntamente com outros, como Orígenes, Atanásio, Basílio... que se dedicaram ao estudo dos salmos; nenhum outro, porém alcançou tamanha profundidade e êxito no comentário como Agostinho.
Este comentário aos Salmos nasce num ambiente litúrgico onde os salmos são lidos, cantados, apreciados, comentados e meditados. Por essa razão, não se encontra nestes comentários, uma explicação teológica dos mesmos, mas sente-se neles a fala do pastor, o pregador popular e o catequista.

Um comentário:

//