// Estar com Deus: abril 2012

terça-feira, 24 de abril de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Que poderás ver, em parte alguma, estável debaixo do sol por muito tempo? Pensas talvez te satisfazer completamente? Pois não o conseguirás. Se visses diante de ti todas as coisas, que seria senão vã fantasia? Levanta os olhos a Deus nas alturas e pede perdão de teus pecados e negligências. Deixa as vaidades para os fúteis; tu, porém, atende ao que Deus te manda. Fecha atrás de ti a porta e chama a teu Jesus amado. Fica-te com ele em tua cela, porque tanta paz em outra parte não acharás. Se não tivesses saído, e escutado os rumores do mundo, melhor terias conservado a santa paz; enquanto folgares de ouvir novidades, terás que sofrer desassossego do coração.(o amor à solidão e ao silêncio)

terça-feira, 10 de abril de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Jesus: Filho, deixa-me fazer contigo o que quero; eu sei o que te convém. Tu pensas como homem, e julgas em muitas coisas consoante te persuade o afeto humano. ( Que todo o nosso cuidado devemos entregar a Deus)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO

Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Voz do discípulo 1. Com suma devoção e abrasado amor, com todo o afeto e fervor do coração, desejo receber-vos, Senhor, como muitos santos e pessoas devotas o desejaram, os quais vos agradaram principalmente pela santidade de sua vida e pela ardentíssima devoção que os animava. Ó Deus meu, amor eterno, meu único bem, bem-aventurança interminável! Desejo receber-vos com o mais ardente afeto e a mais digna reverência que jamais sentiu ou pôde sentir santo algum! ( Do ardente amor e veemente desejo de receber a Cristo)

domingo, 8 de abril de 2012

SEMANA SANTA


RESSURREIÇÃO DO SENHOR.
Este é o dia que o Senhor fez para nós!

Ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

I Leitura - Atos dos Apóstolos 10,34a.37-43;
II leitura - Colossenses 3,1-4 ou 1Coríntios 5,6b-8
Salmo - 118(117)
Evangelho segundo São João 20,1-9


E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.

sábado, 7 de abril de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO


Conselho do Dia

Este é o conselho que a Imitação de Cristo lhe dá para hoje:

Jesus: Filho, preciosa é a minha graça; não sofre mistura de coisas estranhas, nem de consolações terrenas. Cumpre, pois, remover todos os impedimentos da graça, se desejas que te seja infundida. 
Busca lugar retirado, gosta de viver só contigo, e não procures conversa com os outros, mas a Deus dirige tua oração fervorosa, para que te conserve na compunção de espírito e pureza da consciência. 
Avalia em nada o mundo todo; antepõe o serviço de Deus a todas as coisas exteriores. 
Pois não podes há um tempo tratar comigo e deleitar-te nas coisas transitórias. Cumpre apartares-te dos conhecidos e amigos, e desprenderes teu coração de toda consolação temporal. Assim exorta também instantemente o apóstolo São Pedro que os fiéis cristãos vivam neste mundo como estrangeiros e peregrinos (1 Pdr 2,11). 1. 
Oh! Quanta  confiança terá aquele moribundo que não tem afeição a coisa alguma do mundo. Mas desprender assim o coração de tudo, não o compreende o espírito ainda enfermo, bem como o homem carnal não conhece a liberdade do homem interior. Entretanto, se quiser ser verdadeiramente espiritual, cumpre-lhe renunciar aos estranhos como aos parentes e de ninguém mais se guardar do que de si mesmo. Se te venceres perfeitamente a ti mesmo, tudo o mais sujeitarás com facilidade. 
Pois a perfeita vitória é triunfar de si mesmo. Porque aquele que se domina a tal ponto, que os sentidos obedeçam à razão e a razão lhe obedeça em todas as coisas, este é realmente vencedor de si mesmo e senhor do mundo. ( Que a graça de Deus não se comunica aos que gostam das coisas terrenas).

Até a próxima.

SEMANA SANTA



I Leitura - Gênesis 1,1-2,2; Êxodo 14,15-15,1;
II leitura - Romanos 6,3-11
Salmo - 118(117)
Evangelho segundo São Marcos 16,1-7


E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.
E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol:
E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

IMITAÇÃO DE CRISTO

Pessoal, boa tarde.
A partir de Hoje começarei a publicar Textos do Livro Imitação de Cristo. O livro é considerado um dos mais importantes da literatura devocional católica, escrito no século XV pelo monge alemão Tomás de Kempis.
Os textos deste livro transformaram muitas vidas e pode mudar a sua também.
Segue o Texto de Hoje.


Por isso, devia o homem firmar-se de tal modo em Deus, que lhe não fosse mais necessário mendigar consolações às criaturas. Assim que o homem de boa vontade está atribulado ou tentado, ou molestado por maus pensamentos, sente logo melhor a necessidade que tem de Deus, sem o qual não pode fazer bem algum. Então se entristece, geme e chora pelas misérias que padece. Então causa-lhe tédio viver mais tempo, e deseja que venha a morte livrá-lo do corpo e unilo a Cristo. Então compreende também que neste mundo não pode haver perfeita segurança nem paz completa. (da utilidade das adversidades).

Até a próxima.

SEMANA SANTA


I Leitura - Isaias 52,13-53,12
II leitura - Hebreus 4,14-16;5,7-9
Salmo - 31(30)
Evangelho segundo São João 18,1-19,42


... Eles tomaram conta de Jesus . Carregando a sua cruz, ele saiu para  lugar chamado Calvário... Lá, eles o crucificaram com os outros dois, um de cada lado, ficando Jesus no meio... Junto à cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Jesus

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SEMANA SANTA


I Leitura - Êxodo 12,1-8.11-14
II leitura - 1Corintios 11,23-26
Salmo - 116B(115)
Evangelho segundo São João 13,1-15


ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, Levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

SEMANA SANTA

I Leitura - Isaías 50,4-9
Salmo - 69(68)
Evangelho segundo São Mateus 26,14-25

Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes,
E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
E, desde então, buscava oportunidade para o entregar.

A última páscoa; a santa ceia

(  Mc 14:12-16    Lc 22:7-13  )
E, no primeiro dia da festa dos pães asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?

terça-feira, 3 de abril de 2012

SEMANA SANTA

I Leitura - Isaias 49,1-6
Salmo - 71(70)
Evangelho segundo São João 13,21-33.36-38


Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há-de trair.
Então, os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava.
Ora, um dos seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seio de Jesus.
Então Simão Pedro fez sinal a este, para que perguntasse quem era aquele de quem ele falava.
E, inclinando-se ele sobre o peito de Jesus, disse-lhe: Senhor, quem é?

A NATUREZA HUMANA - AS RESPONSABILIDADES DO SER HUMANO - III PARTE

Bem amigos leitores, boa tarde.
Desculpem o atraso, mas aqui está a terceira e última parte do Estudo sobre a Natureza Humana. "As responsabilidades do ser humano". Aqui falamos da criação e das responsabilidades dadas a esta criatura. Boa leitura a todos.
Quando Deus criou ao ser humano, ele lhe confiou várias responsabilidades. Deus o criou a sua própria imagem a fim de poder manter comunhão com ele, de modo amoroso e pessoal por toda eternidade, e que ele o glorificasse como Senhor. Deus desejava de tal maneira que o ser humano o amasse, o glorificasse e vivesse em santidade e justiça diante d´Ele, que quando satanás induziu Adão e Eva a rebelião e desobediência a Deus, o Senhor prometeu que enviaria um Salvador a fim de redimir o mundo (ver Gn 3,15).

segunda-feira, 2 de abril de 2012

SEMANA SANTA

I leitura - Isaías 42,1-7
Salmo 27(26)
Evangelho segundo São João 12,1-11


Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos.
Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.

domingo, 1 de abril de 2012

SEMANA SANTA

Começamos A semana Santa com o Domingo de Ramos, segue abaixo as leituras.
I Leitura - Isaías 50,4-7
II Leitura - Felipenses 2,6-11
Salmo - 21
Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos 14,1-15,47


Faltavam dois dias para a Páscoa e para a festa dos Ázimos. Os sumos sacerdotes e os mestres da Lei procuravam um meio de prender Jesus à traição, para matá-lo.
Eles diziam: 'Não durante a festa, para que não haja um tumulto no meio do povo.
Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Quando estava à mesa, veio uma mulher com um vaso de alabastro cheio de perfume de nardo puro, muito caro. Ela quebrou o vaso e derramou o perfume na cabeça de Jesus.
//